Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36937
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_BlendaCarvalhoDePaiva_tcc.pdf1,53 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Saboaria como alternativa de abordagem sobre direitos humanos no ensino de Química
Autor(es): Paiva, Blenda Carvalho de Paiva
Orientador(es): Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima
Coorientador(es): Ferreira, Davi Alexsandro Cardoso
Assunto: Sabão - produção
Direitos humanos
Química - estudo e ensino
Data de apresentação: 24-Fev-2023
Data de publicação: 1-Dez-2023
Referência: PAIVA, Blenda Carvalho de. Saboaria como alternativa de abordagem sobre direitos humanos no ensino de Química. 2022. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho apresentou uma proposta pedagógica de abordar os Direitos Humanos no Ensino de Química, de modo a ampliar a inclusão do tema que é pouco discutido em sala de aula. Foi utilizado a prática de produção de sabão, apresentando o processo químico que há por trás, abordagem do conteúdo químico e a discussão de Direitos Humanos para que fosseevidenciado a realidade de diversas pessoas que não possuem acesso a itens de higiene, como o sabão. O direito à saúde e o acesso a esses itens de higiene devem ser garantidos pelo Estado, mas não é o que acontece em alguns lugares. A proposta metodológica visou propor umaoficina pedagógica de produção de sabão com abordagem em Direitos Humanos. Através da oficina ‘’Química dos sabões’’ foi possível trabalhar os conceitos de Direitos Humanos (DH), Ensino de Química e produção de sabão. A oficina foi avaliada usando um questionário do tipo Likert e um questionário dissertativo para saber se os critérios da oficina estavam dentro da abordagem apresentada. Os resultados obtidos e a discussões que surgiram a partir disso mostrou a necessidade de inserir a abordagem de Direitos Humanos no ensino de Química.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.