Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36917
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_VictorBessaRibeiro_tcc.pdf540,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo bibliográfico de revisão sistemática sobre realidade virtual na educação
Autor(es): Ribeiro, Victor Bessa
Orientador(es): Brandão, Maria de Fátima Ramos
Assunto: Realidade virtual na educação
Docência
Computação - instrução e estudo
Revisão sistemática
Data de apresentação: 9-Fev-2023
Data de publicação: 27-Nov-2023
Referência: RIBEIRO, Victor Bessa. Um estudo bibliográfico de revisão sistemática sobre realidade virtual na educação. 2023. x, 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O trabalho propõe um estudo bibliográfico sobre a aplicação da Realidade Virtual(RV) em contextos educacionais. O tema é motivado pela crescente popularização e evolução dessa tecnologia para criar ambientes de simulação e de aplicação em diversas áreas. As tecnologias e ferramentas de RV são consideradas potencialmente significativas para ampliar e diversificar o seu uso pedagógico pelos professores e alunos o que abre possibilidade para explorar o conhecimento pedagógico sobre sua aplicação em sala de aula. O trabalho propõe investigar as potencialidades da RV na educação básica segundo os estudos sobre as bases de conhecimento para o ensino. A metodologia adotada foi o estudo bibliográfico da literatura em bases de dados nacionais e internacionais no período de 1997 a 2021. Os resultados mostram que a RV tem um grande potencial na educação, especialmente para ampliar e diversificar ouso pedagógico pelos professores e alunos. As considerações finais abordam os principais desafios e potencialidades sobre o seu uso pedagógico e buscam contribuir para a literatura sobre a aplicação da RV na educação, destacando suas potencialidades e desafios.
Abstract: This work presents a bibliographic study on the application of Virtual Reality (VR)in educational contexts. The theme is motivated by the growing popularity and evolution of this technology to create simulation environments and has applications in variousfields. VR technologies and tools are considered potentially significant for expanding and diversifying ther pedagogical use cases by teachers and students, opening up possibilities to explore diverse forms of knowledge in the classroom. The objective of this work is to investigate the potential of VR in education, considering the existing knowledge bases forteaching.The methodology adopted was a bibliographic study of literature in national and international databases from 1997 to 2021. The analysis examined the educational applicationsof VR, its relationships, and observed effects with its use by students. The results showthat VR has great potential in education, especially to expand and diversify its pedagogical use by teachers and students. The final considerations address the main challengesand potentialities of its pedagogical use and seek to contribute to the literature on theapplication of VR in education, highlighting its potential and challenges.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.