Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36885
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RafaelGoncalvesDeToni_tcc.pdf1,68 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAbers, Rebecca Neaera-
dc.contributor.authorToni, Rafael Gonçalves De-
dc.identifier.citationTONI, Rafael Gonçalves De. Política e diversão: a relação entre comunicação política, mídias sociais e videogames no Brasil. 2023. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia apresenta uma análise das diferentes formas que atores políticos se apropriam dos videogames para alcançar maior engajamento. Os questionamentos que guiaram a pesquisa tem relação com a forma que os videogames têm modificado a comunicação política no Brasil. A parte teórica-conceitual é composta por uma revisão bibliográfica de textos que abordam de forma introdutória os temas da midiatização e da ludificação para basear o contexto geral da pesquisa. De forma complementar, são utilizados conceitos dos Game Studies para abordar uma lógica midiática dos games e o processo de ludificação da cultura. Ainda na parte conceitual são apresentadas três definições que abordam especificamente a relação entre política e videogames. Estas definições estão divididas entre “jogos persuasivos”, “politainment” e “política casual”. O mapeamento foi feito a partir de notícias de jornais e mensagens circuladas em mídias digitais com a intenção de encontrar a maior diversidade de casos possíveis. Com base nas definições sobre jogos e políticas, foram encontrados cinco tipos de apropriação dos videogames com finalidade política, que seguem uma ordem de maior utilização dos jogos virtuais e de seus elementos até uma menor utilização, com os jogos presentes apenas como pano de fundo. Ao final, conclui-se que a utilização de videogames na política extrapola o universo dos “games”, alcançando outros meios de comunicação, sendo assim, um fenômeno transmidiático. Além disso, foi possível constatar que as características dos designs de jogos podem ser de grande relevância para política, mesmo quando não há o uso direto de videogames. Isso possibilita a percepção de uma “gamificação da política”, ou, mais amplamente, uma “ludificação da política”.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRedes sociais on-linept_BR
dc.subject.keywordComunicação na políticapt_BR
dc.subject.keywordJogos eletrônicospt_BR
dc.subject.keywordMídia digitalpt_BR
dc.titlePolítica e diversão : a relação entre comunicação política, mídias sociais e videogames no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-27T12:44:03Z-
dc.date.available2023-11-27T12:44:03Z-
dc.date.submitted2023-07-23-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36885-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.