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dc.contributor.advisorMorais, Rita de Cássia Melão de-
dc.contributor.authorAmorim, Letícia Barbosa Heringer-
dc.identifier.citationAMORIM, Letícia Barbosa Heringer. Conhecimento adquirido pelas nutrizes sobre aleitamento materno no período gravídico-puerperal. 2019. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Descrever os conhecimentos sobre o aleitamento materno adquiridos pelas nutrizes antes do nascimento da criança; analisar como esses conhecimentos interferem na adesão à amamentação; discutir como o enfermeiro participa na transmissão dos conhecimentos às nutrizes no período gravídico-puerperal. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, exploratório. Para coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada individual. Participaram da entrevista doze nutrizes, que eram acompanhadas pelo Banco de Leite da Maternidade de um hospital público do Distrito Federal. A análise dos dados foi temática. Resultados: Foram construídas as seguintes categorias temáticas: orientações sobre amamentação, desafios e dificuldades, vantagens e desvantagens e experiência no aleitamento. Considerações finais: Amamentar é um ato que abrange uma gama de aspectos históricos, sociais, culturais e do conhecimento técnico-científico dos profissionais de saúde responsáveis pela transmissão de saberes. Os conhecimentos acerca do aleitamento materno interferem na adesão à amamentação através da autoconfiança, experiências anteriores, fator econômico, interferências familiares. O enfermeiro se envolve na propagação dos saberes às nutrizes antes, durante e após o nascimento da criança. Diante disso, o estudo salientou a relevância da equipe de enfermagem no processo de ensino-aprendizagem das nutrizes, ressaltando-se a importância da equipe de enfermagem do Banco de Leite Humano. Sugere-se a implantação de orientações sobre o tema, mediante mudança de conceitos prévios.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAleitamento maternopt_BR
dc.subject.keywordPós-partopt_BR
dc.subject.keywordPré-natalpt_BR
dc.subject.keywordMaternidadept_BR
dc.titleConhecimento adquirido pelas nutrizes sobre aleitamento materno no período gravídico-puerperalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-24T20:13:36Z-
dc.date.available2023-11-24T20:13:36Z-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36882-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Objective: Describe the knowledge regarding breastfeeding acquired by nursing mothers prior to the child's birth; analyze how this knowledge about breastfeeding interferes with support for breastfeeding; deliberate on how nurses participate in transmitting the information to nursing mothers on the pregnancy-puerperal period. Method: The research adopts the qualitative, descriptive, exploratory approach. For data collection, it was use the individual semi-structured interview. Twelve nursing mothers serviced by the Maternity Milk Bank of a public hospital in the Federal District participated in the interview. Data analysis was thematic. Results: The following thematic categories were created: orientation on breastfeeding; challenges and difficulties; advantages and disadvantages; and experience in breastfeeding. Final considerations: Breastfeeding is an act that includes a spectrum of historical, social, cultural, and technical-scientific know-how of healthcare professionals, which are responsible for transmitting this information. These knowledges about nourishing interferes with support to and participation in breastfeeding through self-confidence, previous experiences, economic factors, and family interference. The nurses are involved in the spread of expertise to nursing mothers before, during and after the child's birth. Therefore, this study emphasized the relevance of the nursing team in this teaching-learning process of nursing mothers, highlighting the importance of the nursing team of the Human Milk Bank. This review suggests implementing instructions on basics of this subject by changing past views, e.g., understanding which concept the person already has regarding breastfeeding, in order to, based on that, acquire new abilities and align the divergent ones.pt_BR
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



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