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2022_JoaoVitorDuarte_PedroHenriqueFigueiredo_tcc.pdf13,77 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorSilva, Rafael Rodrigues-
dc.contributor.authorDuarte, João Vítor Cavalcanti-
dc.contributor.authorFigueiredo, Pedro Henrique Lourenço-
dc.identifier.citationDUARTE, João Vítor Cavalcanti ; FIGUEIREDO, Pedro Henrique Lourenço. Desenvolvimento de arquitetura eletroeletrônica para veículo de pequena escala. 2023. 129 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.pt_BR
dc.description.abstractCom a crescente tendência de eletrificação e de automação dos veículos, surge a grande demanda por sistemas de controle automotivo em seus diversos subsistemas. Neste estudo, são abordados os sistemas de direção e de aceleração e frenagem, que estão presentes em todos os carros comercializados no mundo atualmente e que são de indispensável aplicação para a segurança e para o conforto. Nesse sentido, são desenvolvidos dois sistemas de controle baseados em controladores PID para um veículo de pequena escala e uma rede de comunicação entre essas unidades de controle, por meio do protocolo CAN. Desse modo, este trabalho explora ferramentas virtuais voltadas para a modelagem e simulação dos sistemas de controle, bem como para a comunicação entre as unidades de controle, baseando-se na teoria de controle de sistemas. Assim, foi possível obter resultados demonstrativos do comportamento dos subsistemas quando submetidos a diferentes tipos de entrada, bem como submeter o veículo de pequena escala, com os sistemas embarcados, a testes de validação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutomóveis - projetos e construçãopt_BR
dc.subject.keywordDireção de automóveispt_BR
dc.subject.keywordAutomaçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de arquitetura eletroeletrônica para veículo de pequena escalapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-24T18:36:33Z-
dc.date.available2023-11-24T18:36:33Z-
dc.date.submitted2023-02-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36876-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1With the growing trend of electrification and automation of vehicles, there is a great demand for automotive control systems in their various subsystems. In this study, the steering, acceleration and braking systems are present, which are present in practically all cars produced in the world today and which are of indispensable application for safety and comfort. In the meantime, for a small-scale vehicle, two control systems based on PID controllers are developed, one for each subsystem, and a communication network between these control units, through the CAN protocol. In this sense, this work uses virtual tools to modeling and simulating of control systems, as well as to communication between the control units, based on the theory of control systems. Thus, it was possible to obtain results demonstrating the behavior of the subsystems when submitted to different types of inputs, as well as submitting the small-scale vehicle, with embedded systems, to validation tests.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



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