Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36831
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_HugoSalomao_MicaellaLorraineLima_tcc.pdf7,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Setter : software especializado em gerenciamento de times amadores de voleibol
Autor(es): Salomão, Hugo Sobral de Lima
Lima, Micaella Lorraine Gouveia de
Orientador(es): Serrano, Milene
Assunto: Voleibol
Software de código aberto (OSS)
Data de apresentação: 26-Jul-2023
Data de publicação: 22-Nov-2023
Referência: SALOMÃO, Hugo Sobral de Lima; LIMA, Micaella Lorraine Gouveia de. Setter: software especializado em gerenciamento de times amadores de voleibol. 2023. 166 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Devido ao cenário de notável prestígio e relevância do voleibol como esporte coletivo, no Brasil e no mundo, a adesão da prática amadora do vôlei apresenta um eminente crescimento. Desta forma, o número de times desportivos não profissionais focados no esporte aumenta de forma que soluções computacionais não têm conseguido suprir as necessidades intrínsecas do domínio. Ainda neste sentido, é somado o fato de que a sociedade busca, cada vez mais, automatizar processos repetitivos e exaustivos por meio de produtos de software especializados em gestão de produtividade. Neste contexto, o presente trabalho desenvolveu um sistema computacional que fornece, de forma semiautomatizada, funcionalidades que tangenciam as principais responsabilidades do gestor esportivo em uma aplicação web. O desenvolvimento da ferramenta baseia-se em um conjunto de técnicas pertencentes ao arcabouço da Engenharia de Software, que perpassam as diferentes etapas do ciclo de vida de um software. O sistema é de código aberto, licenciado pela GNU General Public License v3.0, com uma arquitetura Cliente-Servidor, estruturada em três camadas principais. O projeto orienta-se por metodologias de cunho investigativo (Levantamento Bibliográfico); de desenvolvimento (combinação adaptada de Scrum, Kanban e Extreme Programming), e de análise de resultados (Pesquisa-ação).
Abstract: Given the prestige and importance of volleyball as a team sport in Brazil and globally,the popularity of amateur volleyball is experiencing a significant growth. As a result, thenumber of non-professional volleyball teams is increasing, and existing computational so lutions are struggling to keep up with the demands of the sport. Additionally, more andmore people are seeking automation for repetitive and tedious processes through the useof productivity management software. With this in mind, this work developed a web application that automates the main responsibilities of a sports manager. The developmentof the tool will follow established software engineering techniques and progress throughdifferent stages of the software life cycle. The system will be an open-source project,licensed under the GNU General Public License V3.0, and designed using a three-tierclient-server software architecture. The project is guided by investigative methodologies(Literature Review), development (an adapted combination of Scrum, Kanban, and Extreme Programming), and results analysis (Action-Research).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.