Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36818
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LumaDeAraujoCosta_tcc.pdf2,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento de plataforma computacional para ajuste automático do relé SEL-T400L
Autor(es): Costa, Luma de Araújo
Orientador(es): Lopes, Felipe Vigolvino
Assunto: Relés de proteção
Software
Energia elétrica
Data de apresentação: 4-Set-2020
Data de publicação: 21-Nov-2023
Referência: COSTA, Luma de Araújo. Desenvolvimento de plataforma computacional para ajuste automático do relé SEL-T400L. 2020. 14 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Nos últimos anos, o avanço tecnológico promoveu a concepção de relés de proteção micro-processados robustos, os quais têm ganhado notoriedade devido aos seus tempos de operação ultra rápidos. Juntamente com a evolução desses dispositivos, programas vêm sendo desenvolvidos com o intuito de facilitar o processo de ajustes destes equipamentos. Todavia, sabe-se que apesar dos programas terem acompanhado essa evolução, muitas vezes estes ainda requerem cálculos externos de parâmetros pelo usuário, o que acarreta no aumento da sensibilidade a falhas por erros humanos na proteção. Nesse sentido, apresenta-se neste trabalho uma plataforma auxiliar para os cálculos dos ajustes das funções de proteção do relé microprocessadoSEL-T400L, fabricado pela Schweitzer Engineering Laboratories. Para tanto, a metodologia apresentada faz uso de conceitos de grandezas incrementais, presentes nas funções direcional de potência (TD32) e de distância (TD21), e da teoria das ondas viajantes, existente nas funções direcional de potência (TW32) e diferencial de linhas (TW87). Por ser um relé cujos conceitos são ainda relativamente novos no setor elétrico, a plataforma proposta fornece ajustes de forma mais automatizada e didática, obtendo configurações confiáveis que garantem um desempenho satisfatório na atuação do SEL-T400L na proteção. Os resultados revelam simplicidade e versatilidade da plataforma desenvolvida, denominada LIGHTSET, a qual demonstra ser uma ferramenta prática durante o processo de ajuste do relé SEL-T400L.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.