Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36733
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_FelipeDeCarvalhoCid_tcc.pdf706,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Apocalipse amazônico : história ambiental sobre os incidentes do uso de agrotóxicos na construção da hidrelétrica de Tucuruí (1980 – 1984)
Autor(es): Cid, Felipe de Carvalho
Orientador(es): Torres, Mateus Gamba
Assunto: hidrelétrica de Tucuruí - Tocantins
Meio ambiente
Impactos socioambientais
Agrotóxicos
Data de apresentação: 12-Jul-2023
Data de publicação: 8-Nov-2023
Referência: CID, Felipe de Carvalho. Apocalipse amazônico: história ambiental sobre os incidentes do uso de agrotóxicos na construção da hidrelétrica de Tucuruí (1980 – 1984). 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A hidrelétrica de Tucuruí, construída durante a ditadura militar no rio Tocantins entre 1975 e 1984, foi a primeira usina hidrelétrica instalada na floresta amazônica e é envolvida em inúmeras polêmicas devido aos grandes impactos socioambientais gerados por sua construção e operação. Dentre esses impactos, o caso dos incidentes por uso de agrotóxicos na construção da hidrelétrica de Tucuruí, no início da década de 1980, ainda não foi estudado sob o olhar da História Ambiental. Dessa maneira, a presente monografia investiga como foi o processo de utilização de agrotóxicos durante a construção da hidrelétrica de Tucuruí e avalia os seus possíveis efeitos no meio ambiente e na saúde humana naquela época. Para responder a essa questão, a pesquisa segue a linha teórica da História Ambiental, e utiliza a metodologia de análise de fontes impressas em notícias de jornais da Folha de São Paulo. Dentre os principais resultados encontrados, constatou-se que entre 1980 e 1982, a Agromax aplicou os herbicidas Tordon 101 BR, Tordon 155 BR na área de servidão das linhas de transmissão entre o trecho Tucuruí-Barcarena. E que a Agropecuária Capemi, aplicou em 1983, pentaclorofenol e Tordon-101 BR, na área onde seria instalado o reservatório de Tucuruí. As denúncias indicaram ocorrência de 40 mortes por envenenamento de herbicidas e quatro mortes por envenenamento por pentaclorofenol, além de mortandade de peixes e de castanhais na área do futuro reservatório de Tucuruí. Também houve denúncias de que uma quantidade considerável de tambores cheios de pentaclorofenol foram abandonados na área de desmatamento para construção do reservatório e posteriormente submersos no rio Tocantins com o enchimento do reservatório de Tucuruí em 1984. As análises das matérias, indicaram que os seus textos tinham um teor sensacionalista na cobertura dos incidentes por agrotóxicos em Tucuruí, porém já apresentavam discursos de preservação ambiental e de preocupação com problemas de poluição, refletindo assim, o contexto das políticas ambientais do início da década de 1980.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.