Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36727
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ViniciusMartinsOliveira_tcc.pdf13,01 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSousa, Cinara Barbosa de-
dc.contributor.authorOliveira, Vinicius Martins-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Vinicius Martins. Diálogos: o museu imaginário do artista. 2022. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho explora, em razão do acúmulo digital, a construção de diálogos e narrativas a partir da coleção, manipulação e curadoria de imagens do artista. Artista que é sobretudo participante múltiplo no sistema da arte, função que interfere em sua pesquisa. Fundamentado no conceito do Museu Imaginário desenvolvido por André Malraux, o artista colecionador trabalha em prol do desenvolvimento de seu inventário cultural, o artista manipulador ressignifica as imagens colecionadas utilizando recursos digitais, manuais e eletrônicos apoiado por mecanismos de repetição, transformação e mesclagem. Seguindo o conceito de autopreenchimento da imagem. O artista curador tem como prática a visualização do museu imaginário e seus diálogos, prática híbrida compondo o ambiente virtual e o plano físico. A partir das técnicas em gravura, impressão fotográfica e arte digital o artista curador cria narrativas aproximando o repositório de imagens colecionadas e as suas manipulações desenvolvidas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMuseus - administração da coleçãopt_BR
dc.subject.keywordMuseus virtuaispt_BR
dc.subject.keywordMuseuspt_BR
dc.subject.keywordColecionismopt_BR
dc.subject.keywordCuradoria digitalpt_BR
dc.titleDiálogos : o museu imaginário do artistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-07T16:23:22Z-
dc.date.available2023-11-07T16:23:22Z-
dc.date.submitted2022-10-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36727-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work explores due to the digital accumulation, the construction of dialogues and narratives based on the collection, manipulation, and curation of the artist’s images. An artist who is above all a multiple participant in the art system, a role that interferes with his research. Based on the concept of the Imaginary Museum developed by André Malraux, the artist-collector works towards the development of his cultural inventory, the artist-manipulator reframes the collected images using digital, manual, and electronic resources supported by mechanisms of repetition, transformation, and blending. Following the concept of self-completion of the image. The artist-curator practice is to build the visualization of the imaginary museum and its dialogues, a hybrid practice composing the virtual environment and the physical plane. Using techniques in engraving, photographic printing and digital art, the artist-curator creates narratives approaching the repository of collected images and their developed manipulations.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.