Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36688
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_PedroHenriqueQueiroz_tcc.pdf850,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Condomínios horizontais fechados no Distrito Federal : análise de suas consequências ao tecido socioespacial de Brasília
Autor(es): Queiroz, Pedro Henrique
Orientador(es): Coelho, Christiane Machado
Assunto: Desenvolvimento urbano
Condomínios
Distrito Federal (DF) - espaço urbano
Distrito Federal (DF) - regularização fundiária
Data de apresentação: Fev-2023
Data de publicação: 30-Out-2023
Referência: QUEIROZ, Pedro Henrique. Condomínios horizontais fechados no Distrito Federal: análise de suas consequências ao tecido socioespacial de Brasília. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Os enclaves fortificados são uma realidade concreta no sistema urbano das cidades brasileiras e os Condomínios Horizontais Fechados representam seu tipo residencial, os empreendimentos comerciais de moradia em casas. As configurações urbanas que os enclaves impõem à cidade sustentam uma nova dinâmica habitacional que encontrou terreno fértil no Distrito Federal, tendo em vista sua complexa situação fundiária e sua típica dispersão urbana. Dessa forma, as relações socioeconômicas que se reproduzem a partir da consolidação deste tipo de moradia constituem o objeto de estudo deste Trabalho de Monografia. O estudo busca compreender, dentro do contexto socioespacial do Distrito Federal, o fenômeno da urbanização da Região Centro-Sul do DF a partir da expansão de condomínios murados e seu estabelecimento como padrão de vida, modelo de moradia, ou seja, as questões sociais em torno do status que os enclaves fortificados conferem aos seus usuários. A pesquisa leva em consideração o histórico do desenvolvimento urbano fragmentado no DF, as problemáticas em torno da intricada questão fundiária da região e as legislações que historicamente organizaram a regularização destes imóveis no DF. Como estes fatores contribuíram e ainda contribuem para o crescimento de condomínios murados no Distrito Federal, e especialmente na Região Centro-Sul, representa problemática central para a presente Monografia.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.