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2023_NathaliaDutraSilva_tcc.pdf1,57 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorRosa, Lilian da-
dc.contributor.authorSilva, Nathalia Dutra-
dc.identifier.citationSILVA, Nathalia Dutra. Impacto do teto de gastos da União sobre a educação. 2023. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo pretende refletir acerca do papel político da educação a partir da filosofia pedagógica freireana, cuja defesa do papel potencialmente emancipador das classes populares de suas condições de opressão e consequente ameaça ao status quo nos leva a defender o desmonte da educação brasileira como uma escolha política. A previsão constitucional do direito à educação e a consequente regulamentação de uma série de políticas educacionais tiveram efeitos positivos na alfabetização das massas e de seu acesso ao ensino superior. Nesse sentido, a restrição dos gastos governamentais em matéria de educação por via do teto de gastos não representa uma mera escolha de política econômica visando obter um melhor cenário econômico por meio da sustentabilidade da dívida pública, logo que percebeu-se, também, os efeitos contraproducentes de uma política essencialmente ortodoxa na modernidade neoliberal. Para tanto, recorri à pesquisa documental como técnica de pesquisa, me apoiando em dados secundários.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordPolítica e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordPolíticas econômicaspt_BR
dc.subject.keywordTeto dos gastos públicospt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleImpacto do teto de gastos da União sobre a educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-30T11:30:07Z-
dc.date.available2023-10-30T11:30:07Z-
dc.date.submitted2023-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36684-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present study aims to reflect on the political role of education based on Freire's pedagogical philosophy, whose defense of the potentially emancipator role of the popular classes from their conditions of oppression and consequent threat to the status quo, leads us to defend the disassembly of the Brazilian education as a political choice. The constitutional provision of the right to education and the consequent regulation of a series of educational policies had positive effects on the literacy of the masses and their access to better education. In this regard, the restriction of government spending on education through the spending cap does not represent a mere choice of economic policy with the aim of obtaining a better economic scenario through the sustainability of the public debt, once it has also been demonstrated the counterproductive effects of an essentially orthodox policy in neoliberal modernity. To do so, I resorted to documentary research as a research technique, relying on secondary data.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



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