Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36678
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MarianaCarvalhoDaSilva_tcc.pdf344,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O legado antidemocrático dos megaeventos no Brasil : a Lei Antiterrorismo e a repressão ao exercício do protesto
Autor(es): Silva, Mariana Carvalho da
Orientador(es): Trindade, Thiago Aparecido
Assunto: Brasil. Lei n. 13.260, de 16 de março de 2016
Lei Antiterrorismo
Crise política
Democracia
Movimentos sociais - criminalização
Movimentos sociais
Data de apresentação: 24-Abr-2023
Data de publicação: 27-Out-2023
Referência: SILVA, Mariana Carvalho da. O legado antidemocrático dos megaeventos no Brasil: a Lei Antiterrorismo e a repressão ao exercício do protesto. 2023. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A partir do debate sobre crise da democracia e o processo de retrocesso democrático desencadeado a partir da ruptura democrática de 2016, o presente trabalho analisa o legado do ciclo dos megaeventos ocorrido no Brasil de 2007 a 2016, do ponto de vista do discurso público que se produziu sobre a necessidade de o Brasil adotar uma lei antiterrorismo para a realização de grandes eventos esportivos. Discute-se os motivos de o Governo Federal ter criado a Lei N° 13.260/2016 (Lei Antiterrorismo) e os desdobramentos gerados pela janela de oportunidade para a criminalização de movimentos sociais. Conclui-se que, sob a justificativa de assegurar a realização dos megaeventos, o efeito cascata que a Lei Antiterrorismo gerou, do ponto de vista da quantidade de projetos apresentados que se propõem a modificá-la com o objetivo de torná-la mais dura e mais especificamente combativa em relação aos movimentos sociais, foi um importante elemento que contribuiu para o cenário de fechamento democrático.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.