Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36648
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JonatasLuisNogueira_tcc.pdf262,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contabilidade eclesiástica e transparência : um ensaio sobre o dízimo nas igrejas evangélicas
Autor(es): Nogueira, Jonatas Luis
Orientador(es): França, José Antônio de
Assunto: Dízimo
Igrejas Evangélicas
Data de apresentação: 22-Set-2022
Data de publicação: 25-Out-2023
Referência: NOGUEIRA, Jonatas Luis. Contabilidade eclesiástica e transparência: um ensaio sobre o dízimo nas igrejas evangélicas. 2022. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este artigo é um estudo de caso comparativo que explora o tópico da contabilidade eclesiástica com um enfoque no dízimo. Seu objetivo é, no limite da transparência em igrejas evangélicas situadas em Águas Claras-DF, verificar se há controle quanto ao faturamento de dízimos, o número de membros, dos que contribuem com o dízimo (“dizimistas”) e comparara representatividade dos mesmos dentro dos templos e da região pesquisada. Este trabalho busca também deixar precedentes que poderão ser úteis para pesquisas futuras no ramo da contabilidade eclesiástica. Os dados foram obtidos por meio de entrevista com os gestores de sete igrejas evangélicas, dos quais três não responderam. A comparação é feita através de três índices em base mensal de cinco meses (Janeiro a Maio de 2022): O Coeficiente de Dizimistas (índice de membros que contribuem com o dízimo), o Coeficiente de Arrecadação de Dízimo (poder aquisitivo médio dos contribuintes) e o Coeficiente de Renda Per Capitados Dizimistas (comparação do índice anterior com a região pesquisada). Ao analisar os valores e comentários de igrejas evangélicas situadas na cidade de Águas Claras, pudemos concluir que há controle quanto ao número de membros, dizimistas e valores, e que as igrejas são muito diversas para fins de comparação, tendo o percentual de dizimistas variadode30%à 70%, e os dizimistas ganhando desde a metade até 20% mais da renda média da cidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.