Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36602
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AnandaCarvalhoCruz_tcc.pdf3,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Da instituição à poesia e vice-versa : uma análise das dinâmicas de poder do Serviço de Proteção aos Índios pela poética de Olímpio Cruz
Autor(es): Cruz, Ananda Carvalho
Orientador(es): Barreto Filho, Henyo Trindade
Assunto: Indígenas
Indigenismo
Poder tutelar
Ativismo
Data de apresentação: 25-Abr-2023
Data de publicação: 23-Out-2023
Referência: CRUZ, Ananda Carvalho. Da instituição à poesia e vice-versa: uma análise das dinâmicas de poder do Serviço de Proteção aos Índios pela poética de Olímpio Cruz. 2023. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho buscou construir uma análise acerca da atuação do Serviço de Proteção aos Índios por meio dos poemas de Olímpio Cruz, ex-servidor da instituição. Para desvendar as dinâmicas de poder do órgão, as ideias trabalhadas por Souza Lima em Um grande cerco de paz (1995) foram utilizadas como recurso teórico. Dessa forma, o nacionalismo, o integracionismo e a proteção fraternal foram conceitos associados à atuação do SPI. O poder tutelar, como forma de poder estatizado, é compreendido ao longo do texto e identificado nos poemas. Além disso, procurou-se compreender como a produção e o conteúdo de tais poemas podem estar relacionados ao conceito de ativismo burocrático trabalhado por Rebecca Abers. A indignação de Cruz perante a negligência do Estado para com as políticas indigenistas é entendida no trabalho como uma forma de protesto por parte do autor.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.