Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36545
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LarissaGomesNascimento_tcc.pdf288,3 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCorrêa, Rachel Lourenço-
dc.contributor.authorNascimento, Larissa Gomes-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Larissa Gomes. Literatura na educação básica: um meio de ensinar a Língua Inglesa de forma significativa. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo objetivou investigar o uso da literatura nas aulas de Inglês como meio para o ensino significativo da língua. Foi desenvolvido com a finalidade de analisar as contribuições dos textos literários na aprendizagem da Língua Inglesa, bem como a formação social do estudante, tendo em vista o raro uso de contos, poemas, peças de teatro ou romances e, dessa forma, somente a utilização de anúncios publicitários e textos opinativos e informativos, o que leva a desmotivação, falta de recursos, ensino-aprendizagem em volta de regras gramaticais e, finalmente, obstáculos ao trabalhar as quatro habilidades discursivas: escrita, fala, escuta e leitura. Para tanto, examinaram-se dois casos concretos publicados anteriormente, os quais se passaram em escolas regulares do ensino médio, que se utilizaram de obras literárias para o ensino da língua. Realizou-se, dessa forma, uma revisão de literatura, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Diante disso, verificou-se que o uso de obras literárias facilitou a interação entre culturas, promoveu reflexões e discussões acerca dos cenários conhecidos e de diferentes contextos, bem como o debate de questões pertinentes, como o preconceito e o racismo, e o exercício da criatividade, por meio da escrita criativa. O estudo permite a seguinte conclusão: o uso de textos literários pode ser definido como uma possibilidade de ensino significativo, o qual consiste no estímulo dos pensamentos crítico-reflexivo e criativo, além do desenvolvimento do senso de interculturalidade, pelo qual o sujeito é encorajado a interagir com outras culturas e utilizar o Inglês como Língua Franca, por onde consegue ter acesso ao mundo e atuar criticamente perante a sociedade, formando-se, assim, um ser autônomo em seu processo de aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLíngua inglesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordTextos literáriospt_BR
dc.titleLiteratura na educação básica : um meio de ensinar a Língua Inglesa de forma significativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-19T14:41:08Z-
dc.date.available2023-10-19T14:41:08Z-
dc.date.submitted2023-02-23-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36545-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present study aimed to investigate the use of literature in English classes as a means to the meaningful teaching of the language. It was developed in order to analyze the contributions of literary texts in the English learning process, including the social formation of the student, taking into account the rare use of shorts stories, poems, plays or novels and, thus, the exclusive use of advertisements and informative and opinion texts, which leads to demotivation, lack of resources, teaching-learning around grammatical rules and, finally, obstacles when working with the four discursive skills: writing, speaking, listening and reading. This study examined two previously published concrete cases that took place in regular high schools in which literary works were used for language teaching. First, a literature review was carried out, whose data were interpreted through a qualitative approach. In addition, the study confirmed that the use of literary works facilitated the interaction between cultures, promoted reflections and discussions about known scenarios and different contexts, as well as the debate of pertinent issues, such as prejudice and racism, and the exercise of creativity, through creative writing. The study concludes that the use of literary texts can be defined as a possibility of meaningful teaching, which consists of stimulating critical-reflective and creative thinking, in addition to developing a sense of interculturality in which the individual is encouraged to interact with other cultures and use English as a Lingua Franca, through which s/he can gain access to the world and act critically in society, thus becoming an autonomous being in his/her learning process.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Inglês



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.