Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36526
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ThainaraLorenaSantosDias_tcc.pdf813,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Investigação de obstáculos epistemológicos em podcast de divulgação científica
Autor(es): Dias, Thainara Lorena dos Santos Negalho
Orientador(es): Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
Assunto: Divulgação científica
Popularização da ciência
Data de apresentação: 25-Jul-2023
Data de publicação: 18-Out-2023
Referência: DIAS, Thainara Lorena dos Santos Negalho. Investigação de obstáculos epistemológicos em podcast de divulgação científica. 2023. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A divulgação científica representa um importante papel no que diz respeito à popularização da Ciência e, diante do avanço tecnológico dos meios de comunicação, os podcasts surgem como mais uma ferramenta com potencial de atrair um público diversificado, com uma aposta de experiência auditiva mais agradável e descontraída, considerando a sua acessibilidade, e versatilidade. No presente trabalho, foi analisado um podcast de divulgação científica (DC), investigando a linguagem e a comunicação empregadas para, a partir dessa análise, identificar a presença de alguns obstáculos epistemológicos que distorcem o real significado de conceitos científicos, afastando o público-alvo do conhecimento científico inicialmente proposto. O objetivo é fornecer resultados que incentivem a reflexão na comunidade acadêmica e, ainda, provoquem a inquietação dos produtores de conteúdo de DC. Após uma audição atenta de um episódio do canal de divulgação científica Naruhodo, foram identificadas abordagens que potencialmente geram os obstáculos descritos por Bachelard, como o uso de metáforas, simplificações excessivas e aspectos animistas. Desta forma, este estudo destaca a importância efetiva da divulgação científica, mas alerta sobre os desafios presentes nas diferentes abordagens utilizadas na DC mediante a análise e identificação dos obstáculos presentes nos podcasts. Espera-se, desta forma, uma maior conscientização e empenho na superação desses obstáculos, visando fortalecer a formação de um público mais crítico e consciente, bem como o desenvolvimento de materiais mais efetivos para o avanço da divulgação científica no Brasil.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.