Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36494
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JoyceFerreiraJuliane_tcc.pdf421,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A contribuição da brincadeira para a educação infantil na perspectiva de professores em uma instituição privada do Distrito Federal
Autor(es): Juliane, Joyce Ferreira
Orientador(es): Pinto, Viviane Fernandes Faria
Assunto: Educação infantil
Criatividade nas crianças
Brincadeiras
Data de apresentação: 15-Mai-2023
Data de publicação: 18-Out-2023
Referência: JULIANE, Joyce Ferreira. A contribuição da brincadeira para a educação infantil na perspectiva de professores em uma instituição privada do Distrito Federal. 2023. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este estudo, de base qualitativa, foi desenvolvido com o objetivo de analisar as relações entre a brincadeira e a Educação Infantil, a partir dos resultados de uma pesquisa realizada com um grupo de professores atuantes na Educação Infantil, pertencentes à uma Instituição privada de Brasília, Distrito Federal. O objetivo da pesquisa foi relacionar as experiências das brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem dentro do ambiente institucional. Além de questionários aplicados aos professores, foi realizada uma análise sobre o brincar em documentos oficiais que regem a Educação Infantil, bem como sobre a perspectiva de teóricos relacionados ao tema. A pesquisa mapeou que, no geral, as percepções dos professores sobre o brincar indicam para um elemento relevante e que deve ser trabalhado pedagogicamente com as crianças, mas por outro lado, as respostas dos professores, se aproximam de um conceito de escolarização e de uma compreensão fragmentada de desenvolvimento da criança. No entanto, cabe observar que, para compreensão sobre como a brincadeira se constitui no cotidiano das práticas pedagógicas, outros estudos se fazem necessários.
Abstract: This qualitative study was developed to analyze how playing and Early Childhood Education are related, based on the results of a survey answered by a group of preschool and kindergarten teachers from a private institution from Brasília, Federal District. The objective of the research was to relate the experiences of play in the teaching-learning process within the institutional environment. In addition to questionnaires applied to teachers, a bibliographical survey was carried out based on Early Childhood Education’s official documents and the perspective of theorists related to the theme. The research mapped the general perceptions of the teachers about the playing and its relevance as an element to be included in the teaching-learning process. Although the teacher’s answers are close to the concept of schooling and understanding about children's development, it’s important to observe with full attention how the playing is a part of the pedagogical practice, and for that others studies are necessary.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.