Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36492
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_HeloaneFrancelliMeloBarros_tcc.pdf813,77 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.authorBarros, Heloane Francelli Melo-
dc.identifier.citationBARROS, Heloane Francelli Melo. Desafios e descobertas do início da docência em escolas particulares do Distrito Federal. 2023. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como problema de pesquisa as dificuldades enfrentadas e as descobertas pertinentes ao início da docência, por professores que atuam em escolas particulares nos anos iniciais do Distrito Federal e possuem até cinco anos de regência, período apontado por Tardif(2002, p.51) para a consolidação da carreira. Realizamos um estudo bibliográfico sobre o início da carreira, suas problemáticas e inquietações, e através de um questionário articulado entre questões abertas, fechadas e dependentes identificamos o perfil dos sujeitos da pesquisa, por fim, a partir de uma análise de conteúdo e questionários realizados, identificamos os principais desafios, dificuldades, descobertas e conquistas enfrentadas por estes professores e professoras. Conseguimos identificar que os principais desafios e dificuldades apontados por eles são: avaliar o processo de aprendizagem; estabelecer comunicação com os pais dos alunos; identificar as necessidades educacionais dos alunos; lidar com as diferenças individuais dos alunos; e estabelecer relação teoria-prática. Já entre as descobertas apontadas por estes professores estão a relação professor-aluno; autonomia; carinho dos alunos; o prazer em ensinar e em lidar com o conhecimento; possibilidade da criatividade pedagógica; e realização pessoal. Entre os aspectos negativos da profissão estão o desgaste emocional e a baixa remuneração, e os aspectos positivos são a carga horária e a oferta do mercado de trabalho.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDocênciapt_BR
dc.subject.keywordEscolaspt_BR
dc.subject.keywordEscolas particularespt_BR
dc.titleDesafios e descobertas do início da docência em escolas particulares do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-18T17:14:12Z-
dc.date.available2023-10-18T17:14:12Z-
dc.date.submitted2023-02-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36492-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work has as a research problem the difficulties encountered and the discoveries important to the beginning of teaching profession, by teachers who work in private schools in the early years of the Federal District and until to five years of regency, period mentioned out by Tardif(2002, p.51) for career consolidation. We carried out a bibliographical study on the beginning of the career, the problems and concerns, and through a questionnaire organized between questions open, closed and dependent, we identified the profile of the research subjects, lastly, as of a content analysis and questionnaires carried out, we identified the main challenges, difficulties, discoveries and conquests encountered by these professors. We managed to identify that the main challenges and difficulties pointed out by them are: assess the learning process; establish communication with the students' parents; identify students' educational needs; dealing with students' individual differences; and establish a theory-practice connection. Among the findings pointed out by these teachers are the teacher-student relationship; autonomy; students' affection; pleasure in teaching and dealing with knowledge; possibility of pedagogical creativity; and personal fulfillment. Among the negative aspects of the profession are emotional exhaustion and low pay, and the positive aspects are the workload and the supply of the labor market.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.