Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36490
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_EmilieMariaDeCarvallhoCaprini_tcc.pdf23,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O desenho como forma de expressão da dança na educação infantil
Autor(es): Caprini, Émilie Maria de Carvalho
Orientador(es): Pinto, Viviane Fernandes Faria
Assunto: Educação infantil
Crianças
Crianças - formação
Crianças - imaginário
Data de apresentação: 12-Mai-2023
Data de publicação: 18-Out-2023
Referência: CAPRINI, Émilie Maria de Carvalho. O desenho como forma de expressão da dança na educação infantil. 2023. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como tema o desenho como forma de expressão da criança na Educação Infantil. A escolha do tema objeto desta pesquisa foi fortemente influenciada pelas minhas vivências experimentadas com as crianças em uma Instituição de Educação Infantil privada em Brasília, na qual atuo como professora assistente. Essas experiências evidenciaram o papel fundamental que o desenho tem para o desenvolvimento das crianças, além de se constituir como forma importante de expressão e linguagem. O estudo realizado teve como objetivo analisar a produção gráfica das crianças para compreender como elas se expressam por meio do desenho e como as produções das crianças se relacionam às fases do desenvolvimento gráfico infantil propostas por autores como George-Henri Luquet (DE SOUZA, 2012); Viktor Lowenfeld, (DE SOUZA, 2012). Outros autores importantes para análise das produções das crianças neste trabalho foram Márcia Gobbi (GOBBI, 2012; 2014) e Gianfranco Staccioli (STACCIOLI, 2014), utilizados como referência para maior compreensão desse processo criativo. Para desenvolvimento da pesquisa, foi realizado um estudo qualitativo conduzido por meio da análise interpretativa dos desenhos produzidos pelas crianças, com apoio de entrevistas não estruturadas. Participaram do estudo nove crianças de uma turma de educação infantil de uma instituição de ensino bilíngue privada do Distrito Federal, com idades entre três e quatro anos. Foram analisados 18 desenhos produzidos de forma livre pelas crianças. Os resultados sugerem que o desenho é a primeira forma de representação simbólica onde a criança expressa seus sentimentos por meio representação e interpretação de situações vivenciadas ou de personagens que integram seu cotidiano. Outro resultado identificado no estudo refere-se à importância de ouvir as crianças sobre suas próprias produções.
Abstract: The present work has as its theme drawing as a form of expression of the child in Early Childhood Education. The choice of theme and object of this research was strongly influenced by my experiences with children in a private institution of Early Childhood Education in Brasilia, where I work as an assistant teacher. These experiences showed the fundamental role that drawing plays in the development of children in addition to being an important form of expression and language. The study carried out aimed to analyze the graphic production of children to understand how they express themselves through drawing and to know how children's productions relate to the phases of children's graphic development proposed by authors such as George-Henri Luquet (DE SOUZA, 2012) ; Viktor Lowenfeld, (DE SOUZA, 2012); Márcia Gobbi (GOBBI, 2012; 2014) and Gianfranco Staccioli (STACCIOLI, 2014), used as a reference for a better understanding of this creative process. For this, a careful qualitative study was carried out through the interpretative analysis of the drawings produced by the children with the support of unstructured interviews. Children with nine years from a kindergarten class at a private bilingual teaching institution, aged between three and four years, participated in the study. Eighteen free-form drawings produced by the children were analyzed. The results suggest that drawing is the first witnessed form of representation where children express their feelings through representation and interpretation of experienced situations or characters that are part of their daily lives. Another result identified in the study refers to the importance of listening to children about their own productions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.