Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3642
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DiegoDornelasdeFaria.pdf887,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência de ferramentas de gestão estratégica e de stakeholders no desempenho de organizações do ramo particular de saúde do Distrito Federal
Autor(es): Faria, Diego Dornelas de
Orientador(es): Hoffmann, Valmir Emil
Assunto: Administração estratégica
Planejamento estratégico
Administração hospitalar
Data de apresentação: 14-Dez-2011
Data de publicação: 30-Mai-2012
Referência: FARIA, Diego Dornelas de. A influência de ferramentas de gestão estratégica e de stakeholders no desempenho de organizações do ramo particular de saúde do Distrito Federal. 2011. 66 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo tem o propósito de analisar os impactos das ferramentas de gestão estratégica e dos stakeholders no desempenho das clínicas de assistência médica e hospitais do Distrito Federal. Essa pesquisa tem como base a pesquisa qualitativa de mesmo tema desenvolvida por Vendruscolo (2011). No referencial teórico são levantadas diversas teorias relacionadas com a gestão estratégica. Algumas ferramentas de gestão também são destacadas, sendo elas: orçamento, planejamento estratégico, sistemas de informação, balanced scorecard e benchmarking. Em seguida, diversas teorias sobre stakeholders e sua relação com as ferramentas de gestão são discutidas, assim como conceitos sobre desempenho organizacional. Por meio de uma metodologia que tem como base uma pesquisa de campo mediante aplicação de questionários seguida por uma análise quantitativa dos dados é apresentado alguns resultados com base em freqüências, números relativos e absolutos. A análise dos dados é fundamentada mediante a utilização da técnica de análise envoltória de dados – DEA que tem como objetivo medir a eficiência organizacional com base em insumos utilizados e produtos gerados. Foi concluído que tanto os stakeholders como as ferramentas de gestão afetam de uma forma ligeiramente positiva o desempenho organizacional. Os resultados foram discutidos e confrontados com teorias e estudos de autores como Oliveira (2006), Kaplan e Norton (2000), Laudon e Laudon (2006), Johnson, Scholes e Whittington (2011) e Welsch (1983).
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons