Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36409
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GiovannaRochaDeSousa_tcc.pdf564,34 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBugarin, Maurício Soares-
dc.contributor.authorSousa, Giovanna Rocha de-
dc.identifier.citationSOUSA, Giovanna Rocha de. O uso de gastos de campanha em mídias sociais e seus impactos. 2022. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractUtilizando dados do TSE, avaliou-se os diferentes impactos de diversos tipos de gastos de campanha ao longo da corrida eleitoral para o Poder Legislativo dos municípios paraenses de 2020. Essa análise foi feita com uma regressão de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) cujo modelo foi baseado no pressuposto de que a quantidade de votos é influenciada pela quantidade a mais de recursos que o candidato investe na campanha em relação ao seu adversário. Complementou-se com a avaliação das características pessoais dos candidatos e com o potencial impacto que fatores como raça, gênero e escolaridade têm na conquista de novos eleitores. Finalmente, o resultado da pesquisa indica que, no contexto das eleições municipais legislativas paraenses de 2020, o gasto de campanhas voltado às mídias sociais já tem a capacidade de retornar mais votos ao candidato quando em comparação às mídias tradicionais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCampanha eleitoralpt_BR
dc.subject.keywordPublicidade - campanhaspt_BR
dc.subject.keywordPublicidade digitalpt_BR
dc.subject.keywordEleiçõespt_BR
dc.titleO uso de gastos de campanha em mídias sociais e seus impactospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-17T12:56:24Z-
dc.date.available2023-10-17T12:56:24Z-
dc.date.submitted2022-09-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36409-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Using data from the TSE, the different impacts of different types of campaign expenditures were evaluated throughout the 2020 electoral race for the Legislative Power of the municipalities of the Para state. It was based on the assumption that the number of votes is influenced by difference of the amount of resources that the candidate invests in the campaign in relation to his opponent. It was complemented with the assessment of the candidates' personal characteristics and with the potential impact that factors such as race, gender and education have on winning over new voters. Finally, the research result indicates that, in the context of the 2020 Pará municipal legislative elections, campaign spending focused on social media already can return more votes to the candidate when compared to traditional media.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.