Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3636
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CarolinaCostaOliveiraSantos.pdf870,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Método de fractais em finanças : uma aplicação ao Ibovespa
Autor(es): Santos, Carolina Costa Oliveira Medeiros dos
Orientador(es): Albuquerque, Pedro Henrique Melo
Assunto: Mercado de capitais
Ações (Finanças)
Fractais
Data de apresentação: 23-Nov-2011
Data de publicação: 30-Mai-2012
Referência: SANTOS, Carolina Costa Oliveira Medeiros dos. Método de fractais em finanças: uma aplicação ao Ibovespa. 2011. 63 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Os mercados de capitais se comportam de acordo com as informações que os investidores têm acesso e, para esses, o principal objetivo de acompanhar o comportamento dos valores das ações é o aumento do retorno do montante investido levando em consideração o período de retorno. O mercado de capitais tem como objetivo equilibrar os recursos, destinando o estoque de capital da economia para setores deficitários, e com o aumento da quantidade de transações nas últimas décadas houve também a necessidade de análises mais amplas, diversificadas e críticas sobre a série de preços das ações e dos índices a fim de diminuir os riscos do impacto de novas crises financeiras. A utilização de conceitos da econofísica traz novas ferramentas ao campo da economia para analisar pontos de equilíbrio em ambientes complexos. Os padrões de estudo de métodos econômicos levam em consideração agentes homogêneos e o equilíbrio, enquanto muitos dos fenômenos no mercado financeiro dependem fundamentalmente de agentes heterogêneos e de situações distantes do equilíbrio. A Teoria de Mercado Fractal traz a abordagem de que as crises fazem parte do sistema financeiro, e que é importante considerar a existência de ciclos com o auxílio das ferramentas de análise como o Coeficiente de Hurst. A série de retornos do IBOVESPA se comporta como um sistema dinâmico caótico não determinístico com um atrator estranho onde os pontos são correlacionados como descrito pelas características do black noise. O trabalho contribui com o entendimento do comportamento do IBOVESPA para análises de tendência para criação de cenários, e apesar de não ter sido identificado um comportamento determinístico, a existência de um atrator leva a considerar que em períodos seguintes pode haver um crescimento da pontuação em torno dele levando em consideração a possível ocorrência de movimentos oscilatórios bruscos característicos de crises. Para pesquisas futuras sugere-se a análise por um período maior para avaliar se o atrator encontrado se manteve.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons