Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36346
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_PedroWillgnerPereiraSantos_tcc.pdf488,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estética do corpo : ex-crição de corpos trans na poesia contemporânea brasileira
Autor(es): Santos, Pedro Willgner Pereira Ribeiro
Orientador(es): Eyben, Piero Luis Zanetti
Assunto: Poesia contemporânea
Transexualidade
Teoria literária
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 10-Out-2023
Referência: SANTOS, Pedro Willgner Pereira Ribeiro. Estética do corpo: ex-crição de corpos trans na poesia contemporânea brasileira. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho, a partir de uma seleção de poemas coletados em antologias, sites eletrônicos, livros físicos, ateliês e performances, buscou propor um diálogo entre a poesia contemporânea brasileira escrita por poetas trans (independentemente de serem travestis, não-bináries, mulheres trans, homens trans, agêneros ou gênero flúido); a teoria queer; conceitos da teoria literária e noções filosóficas sobre corpo (majoritariamente trabalhos produzidos após a “Desconstrução” francesa das décadas de 70-80). Tendo como parâmetro a análise dos textos, buscou-se observar como essas teorias (ou a falta delas, a partir de novas noções sobre corpo que, não necessariamente, dialoguem com as articulações feitas dentro do âmbito acadêmico e fora dele) coadunam-se com a produção literária, uma estendendo, esticando e editando a outra. Para isso, tomou-se como motor da discussão o texto Corpus, de Jean-Luc Nancy (apenas pela radicalidade apresentada pelo autor, que propõe rupturas com binarismos significante/significado para se pensar o corpo) a ideia de “edição de corpo” inscrita em Experiências sobre editar um corpo, da poeta brasileira Letícia Féres (pelo seu aproveitamento nas distenções a respeito do corpo, identidade e linguagem). Esta dissertação funciona enquanto uma introdução à discussão, podendo e devendo ser expandida e contradita, abarcando cada vez mais contribuições da comunidade trans brasileira.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.