Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36343
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_IsabelaDeOliveiraPereira_tcc.pdf224,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das notificações relacionadas à contaminação de hemocomponentes por agentes infecciosos no Brasil
Autor(es): Pereira, Isabela de Oliveira
Orientador(es): Paranaguá, Thatianny Tanferri de Brito
Assunto: Hemoterapia
Sangue - transfusão
Segurança do paciente
Data de apresentação: 25-Jun-2019
Data de publicação: 9-Out-2023
Referência: PEREIRA, Isabela de Oliveira. Análise das notificações relacionadas à contaminação de hemocomponentes por agentes infecciosos no Brasil. 2019. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: A hemoterapia é um tratamento que pode salvar a vida ou melhorar consideravelmente o quadro clínico do paciente. Porém, como qualquer outra intervenção terapêutica a hemoterapia pode expor o paciente a reações imediatas e tardias, durante e após o ato transfusional, como a transmissão de doenças, contaminação bacteriana e outras reações transfusionais. Objetivo: Deste modo, o objetivo desse estudo foi analisar a ocorrência de transfusões sanguíneas que foram expostas a agentes infecciosos durante o ato transfusional no Brasil entre 2016 e 2017. Método: Se trata de um estudo transversal, retrospectivo, cujo a fonte de dados foi a partir de um compilado de notificações de incidentes envolvendo hemocomponentes. Resultados: Estimou-se prevalência de 12,97 contaminações por agentes infecciosos por 10.000 notificações. Os principais agentes infecciosos encontrados foram bactérias gram-positivas do gênero Staphylococcus, comumente encontrados na microbiota da pele. Considerações do estudo: Pode-se observar que por mais seguro que seja o sistema hemoterápico e de hemovigilância, ainda há falhas que podem e devem ser rastreadas através de uma notificação adequada, juntamente com o engajamento de profissionais qualificados, entre esses, o enfermeiro.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.