Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36338
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JoaoRicardoCosta_RafaelDiniz_tcc.pdf1,79 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo sobre egressos do curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Brasília
Autor(es): Costa, João Ricardo Ferreira
Diniz, Rafael Martins
Orientador(es): Brandão, Maria de Fátima Ramos
Assunto: Ensino superior
Avaliação educacional - ensino superior
Data de apresentação: 17-Jul-2023
Data de publicação: 9-Out-2023
Referência: COSTA, João Ricardo Ferreira; DINIZ, Rafael Martins. Um estudo sobre egressos do curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Brasília. 65 f., il. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Os egressos das Instituições de Ensino Superior, sujeitos ativos do processo educacional, podem ser fontes relevantes e estratégicas de informações visando subsidiar análises para a melhoria dos cursos. Os estudos sobre a percepção dos egressos dos cursos de graduação são relativamente escassos no Brasil. Este trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa sobre egressos do curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Brasília de modo a contribuir para análises da efetividade do curso. A metodologia exploratória utilizou formulário de pesquisa via internet para egressos formados entre o período de 2017 a 2022. Os aspectos de bem-estar e desenvolvimento pessoal, ensino acadêmico e trajetória profissional foram considerados nas análises exploratórias descriti- vas evidenciando a efetividade do curso segundo os egressos. A pesquisa sugere o interesse da comunidade de egressos em ações de engajamento como sujeitos ativos de uma comu- nidade de aprendizagem de formação docente em computação com o compromisso de contribuir com a melhoria dos cursos de Licenciatura em Computação.
Abstract: The graduates of Higher Education Institutions, active subjects of the educational pro- cess, can be relevant and strategic sources of information to subsidize analysis for the improvement of courses. Studies on the perception of graduates of undergraduate courses are relatively scarce in Brazil. This paper aims to conduct a survey on graduates of the Computer Science Degree course at the University of Brasilia in order to contribute to subsidize the analysis of the effectiveness of the course. The exploratory methodology used an internet survey form to collect the perception of the graduates graduated between the period 2017 to 2022. The aspects of well-being and personal development, academic teaching and professional trajectory were considered in the descriptive exploratory ana- lyzes showing the effectiveness of the course according to the graduates. The research suggests the interest of the community of graduates in engagement actions as active sub- jects of a learning community of teacher training in computing with the commitment to contribute to the improvement of Computer Science Degree courses.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.