Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36317
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_DouglasSamuel_MatheusAguiar_tcc.pdf10,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicativo para smartphones de apoio à gerência e ao planejamento de estoque de supermercados
Autor(es): Azevedo, Douglas Samuel Thomazi
Aguiar, Matheus Arruda
Assunto: Software - desenvolvimento
Aplicativos
Gestão de estoque
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 6-Out-2023
Referência: AGUIAR, Matheus Arruda; AZEVEDO, Douglas Samuel Thomazi. Aplicativo para smartphones de apoio à gerência e ao planejamento de estoque de supermercados. 2023. 55 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Neste trabalho de conclusão de curso de Ciência da Computação descreve-se o desenvol- vimento de um aplicativo para smartphones, cujo objetivo é auxiliar de forma prática a gerência e planejamento de balanço de estoque de supermercados, como a consulta de produto pelo seu nome, marca ou lendo o código de barras pela câmera do aparelho, bem como a alteração de preço e quantidade no estoque, e por fim, a impressão de etiqueta. Ele atua em conjunto com o banco de dados de um software comercial para gestão de estoque já em operação no mercado. Foram levantados requisitos junto a gerentes de supermercados por meio de pesquisas de formulários de profissionais da área. Com todos os requisitos levantados, foi realizada a integração com o banco de dados desses mercados via API REST e com isso as telas foram implementadas. O software foi testado nos su- permercados por um período de três semanas, tendo obtido avaliações positivas por parte dos usuários, colhidas via formulários eletrônicos.
Abstract: This Computer Science undergraduate thesis describes the development of an applica- tion for smartphones, whose objective is to help in a practical way the management and planning of supermarket stock balances, such as querying the product by its name, brand or reading the code of bars by the camera of the device, as well as the change of price and quantity in the stock, and finally, the printing of the label. Requirements were raised with supermarket managers along with surveys of forms by professionals in the area. With all the requirements raised, the integration with the database of these markets was carried out via REST API and with that the screens were implemented. The software was tested in supermarkets over a period of 3 weeks and received very positive feedback.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.