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dc.contributor.advisorOrtegal, Leonardo Rodrigues de Oliveira-
dc.contributor.authorLaroqui, Rodrigo-
dc.identifier.citationLAROQUI, Rodrigo. Skate e socioeducação: uma análise sobre oficinas de skate no atendimento socioeducativo. 2023. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo discutir a pertinência da prática de skate com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Apoiado no paradigma jurídico da Doutrina da Proteção Integral, o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) traz uma nova abordagem para lidar com esse público. A afirmação de seus pressupostos ético-pedagógicos continua esbarrando em ideologias, práticas e concepções punitivistas e preconceituosas, que têm suas raízes históricas no menorismo. O skate carrega particularidades que podem ser exploradas de maneira estratégica no sistema socioeducativo. A apropriação de sua cultura pode suscitar aspectos positivos para esses adolescentes, como a ampliação da leitura do espaço urbano e das formas de transitar por ele, a sociabilidade e o fortalecimento de vínculos, o desenvolvimento da coordenação motora, a autoestima, o equilíbrio, e a persistência diante de desafios. As possibilidades educacionais com o uso do skate são inúmeras, e sua aproximação com o sistema socioeducativo é discutida tendo como base algumas ações desenvolvidas em São Paulo e no Distrito Federal.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSistema socioeducativopt_BR
dc.subject.keywordSkate (Esporte)pt_BR
dc.subject.keywordAdolescentes em privação de liberdadept_BR
dc.subject.keywordMedidas socioeducativaspt_BR
dc.titleSkate e socioeducação : uma análise sobre oficinas de skate no atendimento socioeducativopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-04T13:09:08Z-
dc.date.available2023-10-04T13:09:08Z-
dc.date.submitted2023-07-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36262-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work aims to discuss the pertinence of skateboarding with teenagers in socio-educational system. Supported by the legal paradigm of the Doctrine of Integral Protection, the National System of Socio-Educational Assistance brings a new approach to dealing with this public, and the affirmation of its ethical-pedagogical assumptions continues to collide with punitive and prejudiced ideologies, practices and conceptions, which have their historical roots in Minorism. Skateboarding carries particularities that can be strategically explored in the socio-educational system. The appropriation of their culture can bring about positive aspects for these adolescents, such as the expansion of the perception of the urban space and the ways of transiting through it, sociability and the strengthening of bonds, the development of motor coordination, self-esteem, balance and persistence. The educational possibilities with the use of skateboarding are countless, and its approximation with the socio-educational system is discussed based on some actions developed in São Paulo and in the Federal District, Brazil.pt_BR
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