Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36220
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_PauloGabrielMedeirosMoreira_tcc.pdf3,82 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Adequações educacionais para alunos auto-exclusos na educação física escolar : a importância do professor
Autor(es): Moreira, Paulo Gabriel Medeiros
Orientador(es): Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Assunto: Exercícios físicos
Educação física escolar
Data de apresentação: 25-Jul-2023
Data de publicação: 2-Out-2023
Referência: MOREIRA, Paulo Gabriel Medeiros. Adequações educacionais para alunos auto-exclusos na educação física escolar: a importância do professor. 2023. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esse estudo tem como objetivo identificar quais os fundamentos mais propícios utilizados a fim de realizar adequações educacionais para aqueles alunos que se auto excluem por motivos específicos, dentre eles estão: falta de habilidade motora, desmotivação, insultos feitos entre os próprios alunos, etc. Para melhor espeficicação desses fundamentos, foram utilizados ideais metodológicos de autores como Vygotsky e Feurstein, que utilizam em suas linhas de pesquisa a mediação docente como principal norteador para uma melhor busca na problemática da flexibilização educacional na educação física. Com base em seus ideais utilizamos para análise duas situações educativas, ambas foram feitas na mesma escola, entretanto em dois momentos distintos, com situações específicas envolvendo um contexto similar, o qual é: identificar a situação problema e analisar o que pode ser feito para ser melhorado não só para os alunos inseridos nas situações, mas de uma forma geral para aquela determinada turma. Na primeira situação foi feita a análise com três alunos que não se submeteram no primeiro momento, após a proposição do professor, a participarem da aula de handebol, pelo fato de gostarem de praticar futsal naquele local onde a aula estava sendo ministrada. Nesse caso, o ciclo de mediação revela mais uma situação educativa que envolve a interação entre pessoas, logo, requer conversa e troca de opiniões, do que uma situação didática, relacionado ao ensino de determinadas habilidades. Na segunda situação educativa, não há diferenças em relação à proposta pedagógica, que inclusive é mais simples, pois requer apenas a condução dos jogos, algo que os alunos já estão acostumados a fazer de forma independente. A vantagem, no entanto, foi a oportunidade de acompanhar de perto os conflitos decorrentes da competição. Enquanto na situação anterior o conflito foi entre o professor e alunos que são habilidosos, agora o conflito é entre os alunos habilidosos e alunos com dificuldades motoras para apresentar, de acordo com a opinião dos próprios alunos, um bom desempenho esportivo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.