Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36207
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_DanielSouzaLemos_tcc.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Contribuição do DOL – Dor on line para a equidade de gênero na ciência
Autor(es): Lemos, Daniel Souza
Orientador(es): Nascimento, Paulo Gustavo Barboni Dantas
Assunto: Mulheres - educação
Gênero - equidade
Data de apresentação: 3-Nov-2021
Data de publicação: 29-Set-2023
Referência: LEMOS, Daniel Souza. Contribuição do DOL – Dor on line para a equidade de gênero na ciência. 2021. 45 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Em qualquer ambiente é comum se deparar com a diferença numérica entre gêneros. Essa diferença é facilmente percebida no caso da ciência e profissões que tenham relação direta com o cuidado, por exemplo. Dessa maneira, o presente estudo tem como finalidade correlacionar a área de atuação das participantes do projeto DOL - Dor on line com a equidade de gênero, principalmente na ciência, por se tratar de um instrumento que oferece a oportunidade de diversas pessoas terem acesso ao conhecimento científico, tanto estudantes que estão envolvidos com o projeto, quanto a própria sociedade que tem acesso. Diversos estudos mostram que é comum as mulheres seguirem a área da saúde, tendo maior quantidade numérica nos campos de trabalho quando comparado aos homens. Pelo fato do projeto DOL estar inserido no contexto de uma faculdade de saúde e, consequentemente, estar em contato direto com o público feminino, se torna relevante discutir sobre o impacto dessa interação, porque geralmente, o público feminino encontra mais desafios e barreiras ao decorrer da jornada acadêmica que o público masculino. Dito isso, é essencial entender as etapas que definem a trilha da mulher na vida acadêmica, as dificuldades e as motivações encontradas durante esse processo, contemplando a sua aceitação nos ambientes de ciências e pesquisas.
Abstract: In any environment it is common to come across the numerical difference between genders. This difference is easily noticed in the case of science and professions that have a direct relationship with care, for example. Thus, this study aims to correlate the area of activity of the DOL - Dor on line project participants with gender equity, especially in science, as it is an instrument that offers the opportunity for different people to have access to scientific knowledge, both students who are involved with the project and the society that has access to it. Several studies show that it is common for women to follow the health area, having a greater number in the fields of work when compared to men. Because the DOL project is inserted in the context of a health school and, consequently, is in direct contact with the female audience, it is relevant to discuss the impact of this interaction, because generally, the female audience faces more challenges and barriers during of the academic journey that the male audience. That said, it is essential to understand the stages that define the path of women in academic life, the difficulties and motivations found during this process, considering their acceptance in science and research environments.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus UnB Ceilândia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.