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dc.contributor.advisorSimeão, Elmira Luzia Melo Soares-
dc.contributor.authorCarvalho, Victor Rodrigues de-
dc.identifier.citationCARVALHO, Victor Rodrigues de. Letramento informacional da pessoa idosa: diretrizes para a implementação de projetos em unidades de informação. 2023. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEm um contexto de crescente acesso à informações e serviços disponibilizados em ambientes digitais atrelado à existência de uma população idosa que teve contato tardio com as tecnologias da informação e comunicação, assim como o iminente crescimento da porcentagem deste público no país nos próximos anos e suas necessidades de informações existe a preocupação de saber em que caminho se encontram os estudos e ações que englobam esse grupo específico. Acredita-se que uma possível solução para sanar as dificuldades que os não nativos digitais apresentam são os projetos de letramento informacional em unidades de informação. Por isso, esse trabalho tem como objetivo geral propor diretrizes básicas para a implementação desse tipo de programa. Para chegar neste objetivo, primeiramente, levantou-se os conceitos e aspectos históricos dos termos letramento informacional e competência em informação (e suas variações: competência crítica em informação e competência informacional). Segundamente, buscou-se mapear, através da literatura e posteriormente, por meio de pesquisa com questionário eletrônico, ações de letramento informacional no idoso. Com base no que foi levantado, constatou-se uma quantidade considerável de pontos a serem considerados na construção de um programa de letramento informacional no público idoso.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLetramento digitalpt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordIdosos - aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordCompetências em informaçãopt_BR
dc.subject.keywordUnidades de informaçãopt_BR
dc.titleLetramento informacional da pessoa idosa : diretrizes para a implementação de projetos em unidades de informaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-28T18:06:54Z-
dc.date.available2023-09-28T18:06:54Z-
dc.date.submitted2023-02-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36198-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In a context of increasing access to information and services available in digital environments, linked to the existence of an elderly population that has had late contact with information and communication technologies, as well as the imminent rise in the percentage of this public in the country in the coming years and their needs of information, there is a concern to know what path the studies and actions that encompass this specific group are on. It is believed that a possible solution to remedy the difficulties that digital non-natives have is information literacy projects in information units. Therefore, this work has the general objective of proposing basic guidelines for the implementation of this type of program. To reach this goal, first, the concepts and historical aspects of the terms information literacy and its portuguese variations terms were raised. Secondly, it was sought to map, through the literature and later, through research with an electronic questionnaire, information literacy actions in the elderly. Based on what was surveyed, a considerable number of points were found to be taken into consideration in the construction of an information literacy program for the elderly public.pt_BR
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