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dc.contributor.authorCoêlho, André Luís Costa Bandeira-
dc.identifier.citationCOÊLHO, André Luís Costa Bandeira. Bienenstock: amostra de jogo eletrônico point-and-click baseado em cenário distópico coletivista. 2017. 112 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de graduação consistiu no desenvolvimento de uma amostra de jogo eletrônico do gênero point-and-click adventure (gênero caracterizado sobretudo por um significativo grau de imersão narrativa e pautado primordialmente no mecanismo de cliques pelo mouse) centrado em uma realidade social fictícia de caráter profundamente corrompido, na qual se evidencia uma sobreposição de interesses coletivos a inclinações individuais. A confecção do trabalho teve como objetivos principais transmitir uma tese contrária à perspectiva social coletivista por meio da manifestação hiperbólica de aspectos do coletivismo no universo ficcional gerado, e induzir potenciais jogadores a refletir a respeito das consequências catastróficas resultantes de um funcionamento social pautado na figura de uma entidade coletiva, à qual as liberdades de cada indivíduo do meio social estariam, no fim das contas, submetidas. Este relatório abrange o processo de desenvolvimento da amostra jogável em sua totalidade, desde a estruturação do problema de design e sua condução mais teórica até a resolução do problema por meio da geração do produto final de fato. Traz, também, conclusões pertinentes a respeito do produto gerado e posteriores comparações com o que fora definido como parâmetro durante a execução do projeto.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJogos eletrônicospt_BR
dc.subject.keywordDistopiapt_BR
dc.subject.keywordDesign de jogospt_BR
dc.titleBienenstock: amostra de jogo eletrônico point-and-click baseado em cenário distópico coletivistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-27T18:07:53Z-
dc.date.available2023-09-27T18:07:53Z-
dc.date.submitted2017-12-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36168-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present graduation project consisted of developing a playable prototype of a point-and-click adventure computer game (a game genre that particularly stands out for immersive narrative and focuses primarily on mouse-click mechanics) which revolves around a profoundly corrupted, fictional social environment, in which collective interests are clearly priorized over individual pursuits. The main objectives behind the development of the project were to transmit a thesis contrary to a collectivistic social perspective, which was done mostly by the exaggerated portraits of aspects of collectivistic nature in the ficcional universe created for the game, and also to spark some deeper thought into potential players in regards to the catastrophic consequences of a social order built on the contemplation of a collective entity, to which the liberty of each individual is ultimately sacrificed. This report covers the whole development process of the aforementioned playable prototype, from the definition of its design problem and its more theoretical content to its resolution per se, which ultimately resulted in the making of the final product. It also brings some pertinent conclusions regarding the outcome and some subsequent comparison with what had been established as major parameters during the development process.pt_BR
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