Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36084
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_NathaliaBimDeSouzaPereira_tcc.pdf556,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo do estado da arte acerca da eficácia da acessibilidade dentro dos ambientes virtuais de aprendizagem
Autor(es): Pereira, Nathália Bim de Souza
Orientador(es): Santos, Gilberto Lacerda
Assunto: Acessibilidade
Ensino - ambientes informais
Ambientes virtuais de aprendizagem
Tecnologia assistiva
Data de apresentação: 12-Jun-2023
Data de publicação: 25-Set-2023
Referência: PEREIRA, Nathália Bim de Souza. Estudo do estado da arte acerca da eficácia da acessibilidade dentro dos ambientes virtuais de aprendizagem. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A acessibilidade dentro dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) é um tema que vem ganhando muito espaço no campo das pesquisas, e como resultado tem se aumentado as demandas por AVAs inclusivos e por uma equipe de gestão da plataforma que pense e trabalhe para ofertar um ambiente acessível. Com base nesses pontos, o objetivo central deste trabalho é investigar a eficácia da acessibilidade dentro dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e, em específico, busca avaliar se a adoção de medidas acessíveis tem trazido avanços efetivos para a inclusão de pessoas com deficiência em processos de ensino e aprendizagem online, apresentando sugestões para tornar os AVAs ferramentas mais acessíveis utilizando como base do Desenho Universal para a Aprendizagem e as Tecnologias Assistivas. Durante a realização desta pesquisa, buscou-se refletir a respeito das conclusões de pesquisadores encontrados e contribuir para a formação de uma base de dados sobre a questão da importância da acessibilidade dentro dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, a partir de uma demonstração teórica de autores que se empenharam em escrever sobre a temática aqui pontuada.
Abstract: Accessibility within Virtual Learning Environments (VLEs) is a topic that has been gaining much space in the field of research, and as a result, the demands for inclusive VLEs and for a platform management team that thinks and works to offer an accessible environment have increased. Based on these points, the main goal of this work is to investigate the effectiveness of accessibility within Virtual Learning Environments and, specifically, seeks to evaluate whether the adoption of accessible measures has brought effective advances for the inclusion of people with disabilities in teaching and learning processes online, presenting suggestions to make VLEs more accessible tools using the Universal Design for Learning and Assistive Technology as a basis. During this research, we sought to reflect on the conclusions of the researchers found and to contribute to the formation of a database on the issue of the importance of accessibility within Virtual Learning Environments, from a theoretical demonstration of authors who have endeavored to write about the theme pointed here.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.