Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3608
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FlaviaLucenadeAmorim.pdf680,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Identificação dos meios informais de aprendizagem adotados no desenvolvimento de competências gerenciais
Autor(es): Amorim, Flavia Lucena de
Orientador(es): Meneses, Pedro Paulo Murce
Assunto: Competências gerenciais
Desenvolvimento gerencial
Aprendizagem organizacional
Data de apresentação: 23-Nov-2011
Data de publicação: 25-Mai-2012
Referência: AMORIM, Flavia Lucena de. Identificação dos meios informais de aprendizagem adotados no desenvolvimento de competências gerenciais. 2011. 78 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo buscou descrever as alternativas encontradas por indivíduos que ocupam cargos gerenciais para a promoção do desenvolvimento das competências necessárias para o desempenho de sua função, tendo em vista as falhas apontadas no desenvolvimento dessas competências nas tradicionais ações de Treinamento, Desenvolvimento e Educação. A pesquisa caracterizou-se como pesquisa de levantamento, sendo realizada em uma empresa de bebidas de grande porte, em que foram consultados 7 gerentes e 1 representante da área de Recursos Humanos. Foi realizado um levantamento de opiniões concretizado por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com os integrantes da amostra, a fim de verificar o emprego das alternativas informais de aprendizagem levantadas, e a efetividade dessas no desenvolvimento gerencial. Constatou-se, por meio da análise de conteúdo, que são diversos os meios informais de aprendizagem utilizados pelos gestores, sendo eles: aprendizagem por novos desafios no trabalho, aprendizagem por consequência do próprio comportamento e das experiências vividas, aprendizagem por interação entre sujeitos, aprendizagem por interação com demais fatores componentes do ambiente de trabalho, conhecer novos lugares, interação com diferentes grupos de pessoas e prática de esportes. Todos os meios informais de aprendizagem identificados foram percebidos pelos gestores participantes do estudo como efetivos no desenvolvimento de competências gerenciais, percepção essa compartilhada pela área de Recursos Humanos da Organização. O estudo contribuiu na busca por encontrar meios de aprendizagem alternativos aos formais que promovam o desenvolvimento de competências gerenciais, bem como para a produção acadêmica sobre o tema.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.