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Título: Farmácia básica como um cenário de prática na formação do bacharel em saúde coletiva : um relato de experiência
Autor(es): Ferreira, Sarah Beatriz dos Anjos
Orientador(es): Barbosa, Luiza de Marilac Meireles
Assunto: Saúde pública
Atenção primária à saúde
Educação interprofissional
Data de apresentação: 4-Mai-2022
Data de publicação: 22-Set-2023
Referência: FERREIRA, Sarah Beatriz dos Anjos. Farmácia básica como um cenário de prática na formação do bacharel em saúde coletiva: um relato de experiência. 2022. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O bacharel em saúde coletiva representa uma das quinze categorias profissionais da saúde, de nível superior, existentes no Brasil. O Sistema Único de Saúde é um dos cenários de prática para a formação do sanitarista. O projeto Político Pedagógico do curso de Saúde Coletiva da Faculdade de Ceilândia (FCE) da Universidade de Brasília caracteriza-se pela interdisciplinaridade e promoção do aprendizado interprofissional. Projetos de pesquisa e extensão, tendo a educação interprofissional como eixo e a indução de práticas colaborativas entre as profissões de saúde reforçam a formação interprofissional. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi de relatar a experiência desta autora, enquanto estudante de Saúde Coletiva da FCE, durante seu estágio supervisionado obrigatório numa Farmácia de Atenção Básica em Saúde do Distrito Federal. Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva com observação participante como técnica de coleta de informações. O estágio propiciou melhor compreensão das atribuições do sanitarista junto a profissionais de outras formações em saúde. Constatou-se que os medicamentos dispensados na farmácia refletem o diagnóstico sanitário do território adscrito estudado. Por sua vez, o perfil epidemiológico da população orienta as linhas de cuidado a serem ofertadas pelos serviços de saúde, visando uma atenção integral e resolutiva à população.
Abstract: The bachelor's degree in collective health represents one of the fifteen professional categories of health, with higher education, existing in Brazil. The Unified Health System is one of the practice scenarios for the training of health professionals. The Pedagogical Policy project of the Collective Health course at the Faculty of Ceilândia (FCE) at the University of Brasília is characterized by interdisciplinarity and the promotion of interprofessional learning. Research and extension projects, having interprofessional education as the axis and the induction of collaborative practices among health professions, reinforce interprofessional training. Thus, the objective of this work was to report the experience of this author, as a student of Collective Health at FCE, during her mandatory supervised internship at a Pharmacy of Primary Health Care in the Federal District. This work is a qualitative, descriptive research with participant observation as a technique for collecting information. The internship provided a better understanding of the duties of the sanitarian with professionals from other health training. It was found that the medicines dispensed in the pharmacy reflect the health diagnosis of the ascribed territory studied. In turn, the epidemiological profile of the population guides the lines of care to be offered by the health services, aiming at an integral and resolute attention to the population.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Ceilândia, 2022.
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