Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36052
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_SaraFerreira_tcc.pdf591,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os impactos da metodologia POGIL na disciplina cálculos básicos de química
Autor(es): Ferreira, Sara
Orientador(es): Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Coorientador(es): Schlemper, Bernardo Nogueira
Assunto: Química - estudo e ensino
Processo de ensino-aprendizagem
Ensino - modelo pedagógico
Data de apresentação: 6-Mai-2022
Data de publicação: 22-Set-2023
Referência: FERREIRA, Sara. Os impactos da metodologia POGIL na disciplina cálculos básicos de química. 2021. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esse trabalho teve por objetivo investigar a respeito dos impactos da metodologia POGIL, que é um acrônimo para Process Oriented Guided Inquiry Learning, na disciplina de Cálculos Básicos de Química (CBQ). Essa disciplina é obrigatória no curso de Licenciatura em Química da Universidade de Brasília, sendo ofertada semestralmente para estudantes ingressantes. CBQ começou a ser ministrada no primeiro semestre do ano de 2010 e assim permanece até os dias atuais. Para realização deste trabalho, escolhemos para análise os dados gerados nos períodos letivos de 2010.1 a 2019.2. Neste período, foram utilizadas duas metodologias, uma delas perdurou de 2010.1 a 2014.1, sendo essa a mais próxima do ensino tradicional. E no período de 2014.2 a 2019.2, o professor regente adotou a metodologia POGIL. As análises foram realizadas utilizando-se as menções finais, as notas dos testes (entre 2015.2 e 2019.2), e respostas dos questionários dos alunos avaliando a disciplina e a metodologia (entre 2015.2 e 2019.2). Dessa forma, os dados foram transferidos para planilhas do Excel e, posteriormente, trabalhados no software RStudio. Esses dados nos permitiram analisar os impactos decorrentes da mudança de metodologia, a adaptabilidade dos estudantes e do professor quanto a metodologia e a opinião dos alunos quanto a metodologia POGIL. Foi observado um aumento na taxa de aprovados após a instauração da metodologia POGIL, além de terem sido realizados alguns testes para se verificar se o índice de aprovação na disciplina está relacionado com a mudança de metodologia. Com relação à adaptabilidade, percebeu-se que após o início da metodologia foi gradualmente havendo uma melhora no aproveitamento dos estudantes. Além disso, também foi investigado se os alunos possuíam uma melhor nota no segundo teste em comparação com o primeiro, o que apresentou um resultado contrário. Este resultado pode ser decorrente de diversos fatores subjetivos. Por fim, foi avaliada a opinião dos alunos no tocante à metodologia e à disciplina. Para isso, foi realizada uma correlação entre o aproveitamento dos alunos e as notas que eles atribuíram aos aspectos da disciplina.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.