Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/3605
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_IsabellaGuedesMartínez.pdf1,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Kit-astronomia : um recurso didático para inserção das ciências no ensino básico
Autor(es): Martínez, Isabella Guedes
Orientador(es): Ferreira, Ivan Soares
Brito, Paulo Eduardo de
Assunto: Ciências - material didático
Jogos educativos
Astronomia
Data de apresentação: 13-Dez-2011
Data de publicação: 25-Mai-2012
Referência: MARTÍNEZ, Isabella Guedes. Kit-astronomia: um recurso didático para inserção das ciências no ensino básico. 2011. 43 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O ensino de Astronomia necessita de uma tradução, para que crianças e adolescentes do ensino básico possam melhor compreendê-la. Há grande dificuldade no entendimento do tema, por vezes até no que diz respeito ao educador. Ela, transcrita em uma linguagem lúdica, terá mais valia no que concerne ao processo de ensino-aprendizagem e será um incentivo aos jovens estudantes. Neste trabalho será mostrado como construir e trabalhar com um kit de recursos didáticos envolvendo conceitos de Astronomia, para que ela seja melhor compreendida por um grupo de alunos com faixa etária entre 10 e 18 anos. Serão trabalhados jogos como trunfo e perfil, assim como serão sugeridas técnicas de como tratar os temas da história da ciência ou da instrumentação astronômica com auxílio de materiais de baixo custo e de fácil aquisição.
Abstract: The teaching of astronomy requires a translation, because that way children and adolescents in basic education can better understand it. There is great difficulty in understanding the subject, sometimes even with regard to the educator. She, tran-scribed into a playful language, will have added value in relation to the teaching-learning process and will be an encouragement to young students. This work will show how to build and work with a kit of teaching resources involving concepts of astrono-my to be better understood by a group of students aged between 10 and 18 years. Games will be worked as a “trump card” and “profile” as well techniques that suggested topics on how to dealing with the history of science or of astronomical in-strumentation with the help of low cost materials and easy to purchase.
Resumén: La enseñanza de la Astronomía necesita una traducción, con el intuito de que los niños y jóvenes que están en la educación básica mejor la pueda comprender. Existe una gran dificultad en la comprensión del tema, a veces mismo por el educador. La Astronomía, transcrita en un lenguaje lúdico, tendrá un valor añadido cuando se habla en el proceso de enseñanza-aprendizaje y será un estímulo para los jóvenes estudiantes. En este trabajo se muestra cómo crear y trabajar con un kit de recursos didácticos que implican conceptos de la Astronomía, para que ella pueda ser mejor comprendida por un grupo de estudiantes de edades entre 10 y 18 años. Serán desarrollados juegos como trunfo y perfil, así como serán sugeridas técnicas para trabajar con los temas relacionados con la historia de la ciencia o de la instrumentación astronómica, con la ayuda de materiales de bajo costo y fácil de adquirir.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons