Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36037
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LuisHenriqueCalazansDaSilva_tcc.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Construção de curso de ensino à distância sobre introdução a processos de vigilância e enfrentamento da resistência microbiana no Brasil
Autor(es): Silva, Luís Henrique Calazans da
Orientador(es): Sá, Natan Monsores de
Assunto: Educação em saúde
Ensino à distância
Vigilância em saúde
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 22-Set-2023
Referência: SILVA, Luís Henrique Calazans da. Construção de curso de ensino à distância sobre introdução a processos de vigilância e enfrentamento da resistência microbiana no Brasil. 2022. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A resistência microbiana é considerada uma maiores ameaças globais em saúde pública, pois dificulta o controle de várias doenças infecciosas, aumenta o tempo de internações e atrasa drasticamente a medicina moderna. Um dos principais fatores para o desenvolvimento do agravo é o uso indiscriminado de antimicrobianos por humanos, sendo agravado em decorrência da pandemia de COVID-19, levando a preocupação de uma possível ameaça de nova pandemia causada por bactérias resistentes a qualquer tipo de antimicrobiano disponível. Uma das estratégias propostas para o enfrentamento do agravo se dá pelo desenvolvimento e aprimoramento do tema em educação na saúde. Para isso, o método de Ensino à Distância aparece como uma ferramenta ideal, pois se consolida ao fazer uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para aperfeiçoar a troca de informações através da rápida disseminação do conhecimento e das facilidades desse novo molde nos processos educativos. Com isso, visando a propagação de conhecimento sobre o agravo para o fortalecimento da capacidade de vigilância no país, foi elaborado um curso introdutório sobre processos e ações de vigilância e enfrentamento da resistência microbiana, com foco em estudantes da área da saúde e profissionais de vigilâncias estaduais e municipais. Para a construção desse trabalho utilizou-se sumariamente de pesquisa bibliográfica em diversos tipos de artigos e documentos oficiais, dispostos em âmbito nacional e internacional, sobre resistência microbiana e suas áreas de conhecimento referentes às estratégias de controle e enfrentamento, bem como sobre os processos lógicos e etapas para a construção de um curso de ensino à distância. O processo de construção do material didático está dividido em: elaboração dos objetivos e resultados; elaboração do plano de ensino; elaboração da apostila (conteúdo central, elementos textuais e visuais, questões e estudo de caso); e finalização e apanhado geral. O curso final se dá por uma apostila com 162 páginas e conta ainda com um plano de ensino para nortear os estudos. O material foi dividido em 6 aulas, do qual a primeira se trata da introdução ao tema, a segunda apresenta a situação epidemiológica do agravo, a terceira aborda as principais estratégias de enfrentamento em nível mundial, já a quarta apresenta as estratégias e ações de alguns países, a quinta apresenta ações dispostas no Brasil, e a sexta apresenta uma maneira de organizar tais estratégias por área de atuação. O estudo de caso compreende uma situação fictícia, da qual os discentes devem analisar e assimilar o conteúdo das aulas para responder questões relacionadas ao caso. Com isso, dada a dimensão do material elaborado, acredita-se que o conteúdo é capaz de abarcar os principais pontos para o entendimento e funcionamento da vigilância da resistência microbiana, tendo a versatilidade de se apresentar como uma ferramenta introdutória aos estudantes da saúde e fomentar discussões aos profissionais da saúde que se encontram alocados nas mais diversas áreas da vigilância.
Abstract: Antimicrobial resistance is considered a major global public health threat as it makes it difficult to control various infectious diseases, increases the length of hospital stays and drastically delays modern medicine. One of the main factors for the development of the disease is the indiscriminate use of antimicrobials by humans, which is aggravated as a result of the COVID-19 pandemic, leading to the concern of a possible threat of a new pandemic caused by bacteria resistant to any type of antimicrobial available. One of the strategies proposed to face the problem is the development and improvement of the theme in health education. For this, the Distance Learning method appears as an ideal tool, as it is consolidated by making use of Information and Communication Technologies to improve the exchange of information through the rapid dissemination of knowledge and the facilities of this new mold in educational processes. Therefore, with a view to spreading knowledge about the disease to strengthen surveillance capacity in the country, an introductory course on surveillance processes and actions and coping with antimicrobial resistance was prepared, focusing on health students and surveillance professionals state and municipal. For the construction of this work, bibliographic research was used in several types of articles and official documents, available at national and international levels, on antimicrobial resistance and its areas of knowledge regarding control and coping strategies, as well as on logical processes and steps for building a distance learning course. The process of construction of the didactic material is divided in: elaboration of the objectives and results; elaboration of the teaching plan; preparation of the handout (central content, textual and visual elements, questions and case study); and finalization and overview. The final course consists of a 162 page booklet and also has a teaching plan to guide the studies. The material was divided into 6 classes, the first of which is an introduction to the topic, the second presents the epidemiological situation of the disease, the third addresses the main coping strategies worldwide, the fourth presents the strategies and actions of some countries, the fifth presents actions arranged in Brazil, and the sixth presents a way of organizing such strategies by area of activity. The case study comprises a fictitious situation, from which the students must analyze and assimilate the content of the classes to answer questions related to the case. Thus, given the size of the material produced, it is believed that the content is capable of covering the main points for the understanding and functioning of antimicrobial resistance surveillance, having the versatility to present itself as an introductory tool to health students and to promote discussions to health professionals who are allocated in the most diverse areas of surveillance.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.