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Título: A tectônica de placas e o relevo terrestre : o jogo didático como recurso no ensino-aprendizagem de geociências
Autor(es): Cândido, Sarah Mendonça do Vale
Orientador(es): Oliveira, Anete Maria de
Assunto: Geociências - estudo e ensino
Jogos educativos
Tectônica de Placas
Relevo
Data de apresentação: 8-Dez-2011
Data de publicação: 25-Mai-2012
Referência: CÂNDIDO, Sarah Mendonça do Vale. A tectônica de placas e o relevo terrestre: o jogo didático como recurso no ensino-aprendizagem de geociências. 2011. 26 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Neste trabalho é apresentada a elaboração de um protótipo de jogo didático tridimensional para o ensino-aprendizagem de geociências para discentes das séries finais do ensino fundamental, médio e superior sobre o tema da influência da tectônica de placas na configuração do relevo terrestre. Apresenta os motivos pelos quais se optou por esse recurso didático no tópico da introdução e justificativa, que recaem na importância da compreensão interdependente da tectônica e o relevo terrestre; na dificuldade de assimilar processos geológicos e feições de relevo em escala global; nas vantagens pedagógicas dos recursos lúdicos e, na falta de material similar no mercado, disponível para ensino. Na metodologia discorre sobre o material utilizado e as etapas de confecção do jogo. A descrição do jogo elaborado até o momento e, as dificuldades encontradas, são apresentadas nos resultados e discussões. Uma visão geral de todo o procedimento e do jogo, ainda não avaliado pelo público, é apresentada na conclusão. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work presents the development of a prototype three-dimensional educational game for teaching and learning for students of geosciences grades of primary, secondary and higher education on the subject of the influence of plate tectonics in shaping Earth's topography. Presents the reasons why you chose this teaching resource on the topic of introduction and justification, which fall into the importance of understanding the tectonic and interdependent terrestrial relief, the difficulty of assimilating geological processes and relief features on a global scale, the advantages of educational resources entertainment and in the absence of similar material on the market, available for teaching. The methodology discusses the material and manufacturing steps of the game. The elaborate description of the game so far and the difficulties encountered are presented in the results and discussions. An overview of the whole procedure and the game, not yet rated by the public, is presented in conclusion.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



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