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Título: Trajetória biográfica-escolar de um estudante com altas habilidades na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental : a perspectiva da família
Autor(es): Chagas, Ezequiel da Silva
Orientador(es): Zardo, Sinara Pollom
Assunto: Educação especial
Educação inclusiva
Estudantes - altas habilidades
Educação - participação dos pais
Crianças superdotadas - educação
Distrito Federal (DF)
Data de apresentação: 4-Nov-2021
Data de publicação: 21-Set-2023
Referência: CHAGAS, Ezequiel da Silva. Trajetória biográfica-escolar de um estudante com altas habilidades na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: a perspectiva da família. 2021. 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho situa-se na temática da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, e objetiva conhecer o processo de inclusão escolar de um estudante com altas habilidades, na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Distrito Federal, na perspectiva de sua família. Por tratar-se de uma pesquisa biográfica em educação, operada num estudo de caso, delineou-se como instrumento de geração de dados a entrevista narrativa. As narrativas autobiográficas do pai e da mãe, realizadas e analisadas individualmente, informam a biografia da família e reconstrói a trajetória biográfica-escolar do filho; o texto dessa reconstrução biográfica de caso porta os resultados da pesquisa. A inclusão escolar de estudantes com altas habilidades, enquanto público da educação especial, é um direito positivado em lei e que orienta o atendimento educacional especializado articulado com o ensino regular, no intuito de promover o desenvolvimento integral desses estudantes e de suas potencialidades. Portanto, é imperioso conhecer experiências vivenciadas nos processos de inclusão escolar e assim entender como os direitos educacionais são apercebidos enquanto dever do Estado e da família. Constatou-se que a família percebe a trajetória do estudante marcada por realizações e desafios, que a garantia de seus direitos não se efetivou na escola regular e que o AEE foi o único espaço onde esses direitos foram admitidos. O fenômeno de altas habilidades é uma característica da família, que valorizando a educação formal proporcionou um ambiente enriquecido no qual se manifestou a precocidade do aluno, com destaque para o seu processo de auto-alfabetização. A família continua no processo de compreensão da condição da criança, questionando as causas do fenômeno e expressando preocupações quanto à sua socialização e futura escolha profissional. As elevadas expectativas em relação à formação profissional são acompanhadas pelo respeito pela autonomia do aluno, percebida como a chave para o sucesso na sua socialização. Os resultados demonstram a necessidade de uma atuação mais firme das instâncias responsáveis por apurar o cumprimento dos deveres das instituições de ensino, viabilizando procedimentos nesse sentido. Recomenda-se também que as famílias sejam contínua e explicitamente informadas sobre os direitos educacionais de seus filhos, alunos com altas habilidades.
Abstract: The present paper is located on the theme of Special Education in the Perspective of Inclusive Education, and aims to know the process of school inclusion of a student with high abilities, in Kindergarten and Early Years of Elementary School in the Distrito Federal, from the perspective of their family. As this is a biographical research in education, operated in a case study, the narrative interview was designed as a data generation instrument. The autobiographical narratives of the father and mother, carried out and analyzed individually, inform the family's biography and reconstruct the child's biographical-school trajectory; the text of this biographical reconstruction of the case carries the results of the research. The school inclusion of students with high abilities, as a special education public, is a right enshrined in law and which guides the specialized educational service articulated with regular education, in order to promote the integral development of these students and their potential. Therefore, it is imperative to know experiences lived in the processes of school inclusion and thus understand how educational rights are perceived as a duty of the State and the family. It was found that the family perceives the student's trajectory marked by achievements and challenges, that the guarantee of their rights did not happen in the regular school and that the AEE was the only space where these rights were admitted. The phenomenon of high abilities is a characteristic of the family, which, by valuing formal education, provided an environment in which the student's precocity was manifested, with emphasis on the self-literacy process. The family continues in the process of understanding the child's condition, questioning the causes of the phenomenon and expressing concerns about their socialization and future professional choice. The high expectations regarding professional training are accompanied by respect for the student's autonomy, perceived as the key to success in their socialization. The results demonstrate the need for firmer action by the bodies responsible for verifying compliance with the attributions of educational institutions, enabling procedures in this regard. It is also recommended that families are continually and explicitly informed about the educational rights of their children, students with high abilities.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
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