Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36017
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RobertoEduardoAlmeidaRibeiro_tcc.pdf670,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A crítica ao pan-americanismo : uma perspectiva histórica da obra A ilusão americana de Eduardo Prado
Autor(es): Ribeiro, Roberto Eduardo de Almeida
Orientador(es): Vidigal, Carlos Eduardo
Assunto: Pan-americanismo
Política externa - Brasil
Brasil - política e governo
Brasil - história 1889-1930
Data de apresentação: 23-Jun-2023
Data de publicação: 21-Set-2023
Referência: RIBEIRO, Roberto Eduardo de Almeida. A crítica ao pan-americanismo: uma perspectiva histórica da obra A ilusão americana de Eduardo Prado. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O golpe republicano de 15 de setembro de 1889 representou uma mudança dramática não somente da forma de governo, mas também na visão política sobre o Brasil. No plano das relações exteriores, com a aproximação do Governo Provisório com o modelo americano, monarquistas como Eduardo Prado, por meio de sua obra A Ilusão Americana, procurou admoestar o Estado brasileiro dos perigos de um pan-americanismo liderado pelos Estados Unidos. A visão de Prado nos abre uma janela não somente para a crise institucional entre a década de 80 e 90 do século XIX, mas nos oportuniza refletir sobre a história das relações exteriores do próprio Império, tanto para com os Estados Unidos quanto para a América Hispânica, através do projeto panamericano.
Résumé: Le coup d'État républicain du 15 septembre 1889 a représenté un changement radical non seulement dans la forme de gouvernement, mais aussi dans la vision politique du Brésil. En matière de relations extérieures, avec le rapprochement du Gouvernement provisoire au modèle américain, des monarchistes comme Eduardo Prado, à travers son ouvrage L'Illusion américaine, ont cherché à avertir l'État brésilien des dangers d'un panaméricanisme mené par les États-Unis. . La vision de Prado ouvre non seulement une fenêtre sur la crise institutionnelle entre les années 1980 et 1990, mais nous donne également l'occasion de réfléchir à l'histoire des relations extérieures de l'Empire, tant avec les États-Unis qu'avec l'Amérique hispanique, à travers la panaméricaine. projet.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.