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dc.contributor.advisorCunha, Fábio Alfaia da-
dc.contributor.authorOliveira, Carlos Eduardo Leite de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Carlos Eduardo Leite de. Estudo computacional da formação de fuligem em chamas de difusão laminar. 2023. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO processo de combustão é intensivamente utilizado na geração de energia, que pode ser utilizada de forma diversificada na indústria ou para mobilidade humana. Existem vários poluentes formados no processo de combustão, entre os quais, pode-se citar a fuligem, óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono, etc. Um dos poluentes mais estudados nos últimos tempos é a fuligem, pois a mesma afeta à saúde humana e interfere de maneira importante na combustão. Face ao exposto, propõe-se o estudo computacional da formação de fuligem em chamas de difusão laminar. De maneira mais específica, foi desenvolvido uma rotina computacional na linguagem do software Matlab que descreva a formação de fuligem em uma chama de difusão do etileno e ar em pressão atmosférica, onde é desenvolvido um modelo matemático e físico da formação de fuligem. A validação do modelo matemático, para a realização da simulação numérica, será baseada em dados experimentais disponíveis na literatura. Os perfis máximos da fração de volume de fuligem para uma taxa de fluxo de combustível de 0,482 mg/s foram comprados e apresentados, alguns resultados das simulações com e sem a consideração de um modelo de fuligem são discutidos, onde é averiguado os parâmetros do formato da chama, perfil de temperatura, campo de temperatura, perfil e distribuição da fração de massa para algumas espécies químicas relevantes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCombustãopt_BR
dc.subject.keywordMATLAB (Programa de computador)pt_BR
dc.subject.keywordFuligempt_BR
dc.titleEstudo computacional da formação de fuligem em chamas de difusão laminarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-21T15:34:36Z-
dc.date.available2023-09-21T15:34:36Z-
dc.date.submitted2023-07-24-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35997-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The combustion process is extensively used in power generation, which can be diversifiedly utilized in the industry or for human mobility. There are several pollutants formed during the combustion process, including soot, nitrogen oxides, carbon monoxide, etc. One of the most studied pollutants in recent times is soot, as it affects human health and signif icantly interferes with combustion. Therefore, the computational study of soot formation in laminar diffusion flames is proposed. More specifically, a computational routine was developed in the Matlab software language to describe the formation of soot in a diffusion flame of ethylene and air at atmospheric pressure, where a mathematical and physical model of soot formation is developed. The validation of the mathematical model for nu merical simulation will be based on experimental data available in the literature. The maximum soot volume fraction profiles for a fuel flow rate of 0,482 mg/s were compared and presented. Some results of simulations with and without considering a soot model are discussed, examining flame shape parameters, temperature profiles, temperature field, profile, and distribution of mass fraction for some relevant chemical species.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



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