Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35966
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GabrielaRibeiroFonseca_tcc.pdf8,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação das perdas de água após a implementação de distritos de medição e controle na região administrativa São Sebastião - DF
Autor(es): Fonseca, Gabriela Ribeiro
Orientador(es): Schleicher, Arthur Tavares
Assunto: Recursos hídricos
Água - abastecimento
Vazão de água
Data de apresentação: 12-Nov-2021
Data de publicação: 20-Set-2023
Referência: FONSECA, Gabriela Ribeiro. Avaliação das perdas de água após a implementação de distritos de medição e controle na região administrativa São Sebastião - DF. 2021. 130 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Em um contexto de escassez, o volume de água perdido nas redes de distribuição se torna cada dia mais relevante às companhias de saneamento. O presente trabalho aborda a situação das perdas de água em áreas selecionadas de São Sebastião – DF após a setorização da Região Administrativa. No estudo, foram analisadas as perdas totais (reais e aparentes) na área de abastecimento do reservatório número um (RAP.SSB.001) da RA através do Balanço Hídrico. Também foram avaliadas as perdas reais pelo método da Vazão Mínima Noturna e através do cálculo do Fator de pesquisa. A estimativa de perdas reais foi realizada para a área do RAP.SSB.001 e para os Distritos de Medição e Controle pré-selecionados: 02, 06, 08 e 13. Além da análise do volume de água perdido na distribuição, o trabalho avaliou o impacto da setorização na quantidade de manutenções corretivas em redes, ramais e cavaletes da região. As estimativas realizadas apontam para um cenário de perdas preocupante na área em estudo. O resultado do Balanço Hídrico mostra um volume de perdas totais que representa 45,19% do volume de entrada do RAP.SSB.001, valor significativamente superior à média do Distrito Federal de 2020, 32,52%. Os métodos de avaliações de perdas reais apontam para uma quantidade superior a 50% de volume de água perdido em forma de vazamentos nas áreas em estudo, com exceção do DMC 13 que foi melhor avaliado. A quantidade de manutenção corretiva diminuiu significativamente com a setorização da área (cerca de 13%), no entanto, é possível observar um aumento expressivo da quantidade de consertos em ramais (em torno de 14%). Mesmo com a redução brusca na quantidade de consertos, a RA segue como uma das mais problemáticas do DF quanto ao número de manutenções corretivas. Essa redução dos consertos pode levar à inferência de que a situação das perdas reais já foi ainda pior na região. Todos as metodologias utilizadas no estudo apontam para uma situação de perdas de água alarmante nas regiões estudadas, destacando-se as perdas reais. Diante dos resultados encontrados nesse trabalho, fica evidente a necessidade de um estudo mais aprofundado que indique qual direção a companhia deverá tomar para que o volume de água perdido na distribuição na Região Administrativa de São Sebastião seja amenizado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.