Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35934
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AngelaBragaAzevedo_tcc.pdf4,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência da produção audiovisual na escolha de Paris como destino do turista
Autor(es): Azevedo, Ângela Braga
Orientador(es): Palhares, Carolina Menezes
Assunto: Turismo
Cinema
Imaginário
Data de apresentação: 25-Jul-2023
Data de publicação: 19-Set-2023
Referência: AZEVEDO, Ângela Braga. A influência da produção audiovisual na escolha de Paris como destino do turista. 2023. 108 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O cinema possibilita a construção de um imaginário no espectador a partir do que a narrativa fílmica busca transmitir. Considerando o destino Paris, a produção audiovisual é capaz de influenciar o turista a ter uma imagem da cidade levando-o a escolher como destino de viagem. O turismo cinematográfico se refere justamente a essa relação de visitar o local devido a exibição nas telas de cinema, apresentando a cidade como cenário ou locação de filmagem. Referindo-se a popularidade de Paris e sua antiga e intensa relação com o cinema, este trabalho, além de uma pesquisa bibliográfica acerca do tema, busca compreender essa influência que a produção audiovisual tem no imaginário do turista na escolha de um destino. Por meio da triangulação de dados considerando dados coletados por questionário, entrevistas, observação de cartazes e análise de filmes foi possível identificar mensagens que o audiovisual veicula sobre a cidade, analisando com profundidade produções cinematográficas que possuem Paris como cenário e como as imagens expostas possam motivar os turistas. As produções cinematográficas analisadas foram: Meia Noite em Paris (2011), O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001), O Diabo Veste Prada (2006), O Código da Vinci (2006) e Ratatouille (2007). Por fim, constatou-se essa influência no imaginário do turista e que Paris é vista como uma cidade romântica, iluminada e mágica, dado que o cinema contribui para tal visão.
Abstract: Cinema enables the construction of an imaginary in the viewer from what the film narrative seeks to convey. Considering the destination Paris, audiovisual production is able to influence tourists to have an image of the city leading them to choose it as a travel destination. Film tourism refers precisely to this relationship of visiting the place due to the exhibition on the movie screens, presenting the city as a setting or filming location. Referring to the popularity of Paris and its old and intense relationship with cinema, this work, in addition to a bibliographical research on the subject, seeks to understand this influence that audiovisual production has on the tourist's imagination in choosing a destination. Through data triangulation, considering data collected by questionnaire, interviews, observation of posters and analysis of films, it was possible to identify messages that the audiovisual conveys about the city, analyzing in depth film productions that have Paris as a setting and how the images exposed can motivate tourists. The film productions analyzed were: Midnight in Paris (2011), The Fabulous Destiny of Amélie Poulain (2001), The Devil Wears Prada (2006), The da Vinci Code (2006) and Ratatouille (2007). Finally, it was found that this influence on the tourist's imagination and that Paris is seen as a romantic, enlightened and magical city, given that the cinema contributes to such a vision.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.