Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35845
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_CarolineDeSouza_GabrielGomes_tcc.pdf268,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O modelo lógico como ferramenta de planejamento, implantação e avaliação de um projeto de promoção da saúde : o FEF acolhe da Faculdade de Educação Física da UnB
Autor(es): Souza, Caroline Azevedo de
Gomes, Gabriel de Oliveira
Orientador(es): Nogueira, Júlia Aparecida Devidé
Assunto: Promoção da saúde
Qualidade de vida
Data de apresentação: 9-Fev-2023
Data de publicação: 15-Set-2023
Referência: SOUZA, Caroline Azevedo de; GOMES, Gabriel de Oliveira. O modelo lógico como ferramenta de planejamento, implantação e avaliação de um projeto de promoção da saúde: o FEF acolhe da Faculdade de Educação Física da UnB. 2023. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A promoção da saúde é um conceito e uma estratégia que se apoia em um conjunto de valores que vão além da relação com a saúde física; trazendo benefícios à qualidade de vida e em várias dimensões da saúde (física, mental, espiritual e social) tanto para o indivíduo quanto para a comunidade. Com o intuito de alcançar estes objetivos tão amplos se faz necessário o desenvolvimento de estratégias como ações do Estado e da comunidade, realização de programas preventivos, e de políticas públicas saudáveis para tentar alcançar uma igualdade sócio sanitária, a qual é um dos principais problemas do Brasil. Nesse sentido, a ferramenta do Modelo Lógico pode ser um instrumento interessante devido a sua capacidade de sintetizar os principais pontos de um projeto ou programa. A formulação de um modelo lógico tem como importância planejar e deixar visível os aspectos fundamentais e as metas de um projeto, podendo visar uma excelente implementação e progressão satisfatória que cumpra os objetivos e metas pré-estabelecidos. A Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília criou o programa multidisciplinar de promoção da saúde, bem-estar, acolhimento, aumento da atividade física, diminuição da evasão e aumento da permanência dos alunos da Universidade. O programa foi carinhosamente batizado pelos estudantes como FEF Acolhe. Este trabalho visa apresentar o Modelo Lógico do projeto FEF Acolhe, como uma ferramenta de planejamento, implantação e avaliação do projeto, facilitando seu alinhamento aos princípios e valores da Promoção da saúde. O processo de elaboração do Modelo Lógico do Projeto FEF Acolhe possibilitou visualizar de forma esquemática seu planejamento e desenvolvimento, deixando mais evidente cada aspecto necessário para sua implementação e desenvolvimento. Descrevendo os pilares deste projeto, foi possível organizar, alinhar e sistematizar os pontos cruciais da sua formatação facilitando o entendimento de parceiros e recursos necessários para sua realização e para a replicação do seu modelo. A partir de sua análise, foi permitido identificar seus pontos fortes e promotores da saúde bem como aspectos a serem melhorados. Em suma, este trabalho mostra o quão importante é o registro do projeto, no caso por meio de um modelo lógico, para a visualização, análise e avaliação do cumprimento de todas as etapas de um projeto.
Abstract: Health promotion is a concept and a strategy that is based on a set of values that go beyond the relationship with physical health; bringing benefits to quality of life and in various dimensions of health (physical, mental, spiritual and social) for both the individual and the community. With the intention of reaching these broad objectives, it is necessary to develop strategies such as state and community actions, carrying out preventive programs, and healthy public policies to try to achieve socio-sanitary security, which is one of the main problems from Brazil. In this sense, the Logical Model tool can be an interesting instrument due to its ability to synthesize the main points of a project or program. The formulation of a logical model is important to plan and make visible the fundamental aspects and goals of a project, being able to aim at an excellent implementation and satisfactory progression that acquires the pre-established objectives and goals. The Faculty of Physical Education at the University of Brasilia created a multidisciplinary program to promote health, well-being, welcome, increase physical activity, reduce dropouts and increase the permanence of students at the University. The program was affectionately baptized by the students as FEF Acolhe. This work aims to present the Logical Model of the FEF Acolhe project, as a tool for planning, implementing and evaluating the project, facilitating its monitoring of the principles and values of Health Promotion. The elaboration process of the Logical Model of the FEF Acolhe Project made it possible to schematically visualize its planning and development, making each aspect necessary for its implementation and development more evident. By describing the pillars of this project, it was possible to organize, align and systematize the crucial points of its format, facilitating the understanding of partners and resources necessary for its realization and for the replication of its model. From their analysis, it was possible to identify their strengths and health promoters, as well as aspects to be improved. In short, this work shows how important the project record is, in this case through a logical model, for the visualization, analysis and evaluation of the fulfillment of all stages of a project.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.