Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35843
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MariliaSaraivaFerreira_tcc.pdf383,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Descrição e análise do período reprodutivo de uma fazenda de bovinocultura de corte
Autor(es): Ferreira, Marília Saraiva
Orientador(es): Pivato, Ivo
Assunto: Vacas - fertilização
Bovino - reprodução
Bovino de corte
Data de apresentação: 11-Mai-2021
Data de publicação: 15-Set-2023
Referência: FERREIRA, Marília Saraiva. Descrição e análise do período reprodutivo de uma fazenda de bovinocultura de corte. 2021. x, 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A realização de uma estação de monta bem organizada é determinante para o sucesso de uma fazenda de cria que trabalha com a bovinocultura de corte. Este trabalho teve como objetivo descrever e avaliar todo o processo da estação de monta da fazenda Vale de Santo Cristo, localizada no estado de Goiás. Foram avaliadas 157 vacas da raça Nelore, distribuídas nas seguintes categorias: vacas pluríparas, primíparas, novilhas precoces, doadoras de embrião e receptoras de embrião. Todos os animais passaram por um mesmo protocolo hormonal para a realização da inseminação artificial em tempo fixo (IATF) e produção in vitro de embriões (PIVE), que sofreu pequenas alterações para se adequar a cada categoria. O diagnóstico precoce de prenhez, com auxílio da ultrassonografia Doppler, foi realizado com 22 dias, sendo revisado aos 38 e 60 dias. As taxas de prenhez obtidas foram 70,2%, 58,6%, 57,7% e 63,9% das vacas dos grupos de pluríparas, primíparas, novilhas e receptoras de embrião, respectivamente. Foram necessários 1,85, 2,05, 2,3 e 1,08 protocolos para obter uma prenhez nas vacas pluríparas, primíparas, novilhas e receptoras de embrião, respectivamente. Os índices reprodutivos nos protocolos de IATF foram de acordo com a literatura. Já os índices reprodutivos da PIVE foram superiores aos encontrados na literatura. Para obter melhores resultados seria necessário acompanhar as futuras estações de monta da fazenda afim de analisar possíveis alterações nos índices reprodutivos.
Abstract: A realização de uma estação de monta bem organizada é determinante para o sucesso de uma fazenda de cria que trabalha com a bovinocultura de corte. Este trabalho teve como objetivo descrever e avaliar todo o processo da estação de monta da fazenda Vale de Santo Cristo, localizada no estado de Goiás. Foram avaliadas 157 vacas da raça Nelore, distribuídas nas seguintes categorias: vacas pluríparas, primíparas, novilhas precoces, doadoras de embrião e receptoras de embrião. Todos os animais passaram por um mesmo protocolo hormonal para a realização da inseminação artificial em tempo fixo (IATF) e produção in vitro de embriões (PIVE), que sofreu pequenas alterações para se adequar a cada categoria. O diagnóstico precoce de prenhez, com auxílio da ultrassonografia Doppler, foi realizado com 22 dias, sendo revisado aos 38 e 60 dias. As taxas de prenhez obtidas foram 70,2%, 58,6%, 57,7% e 63,9% das vacas dos grupos de pluríparas, primíparas, novilhas e receptoras de embrião, respectivamente. Foram necessários 1,85, 2,05, 2,3 e 1,08 protocolos para obter uma prenhez nas vacas pluríparas, primíparas, novilhas e receptoras de embrião, respectivamente. Os índices reprodutivos nos protocolos de IATF foram de acordo com a literatura. Já os índices reprodutivos da PIVE foram superiores aos encontrados na literatura. Para obter melhores resultados seria necessário acompanhar as futuras estações de monta da fazenda afim de analisar possíveis alterações nos índices reprodutivos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Medicina Veterinária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.