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Título: As crenças sociais e a consciência ecológica do consumidor : uma análise aplicada à construção civil
Autor(es): Barboza, Daniela de Araújo
Orientador(es): Alfinito, Solange
Assunto: Comportamento do consumidor
Consciência ambiental
Desenvolvimento sustentável
Data de apresentação: 20-Nov-2011
Data de publicação: 24-Mai-2012
Referência: BARBOZA, Daniela de Araújo. As crenças sociais e a consciência ecológica do consumidor: uma análise aplicada à construção civil. 2011. 61 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho é uma pesquisa aplicada que apresenta informações acerca do consumidor de materiais ecológicos para projetos de construção civil. Há estudos que relatam ter influência o nível de consciência ecológica no comportamento do consumidor. Outros estudam as crenças sociais e como essas são percebidas pelo consumidor. Nesta pesquisa foram estabelecidos o nível de consciência ecológica e as crenças sociais como fatores que podem influenciar o comportamento do consumidor ao reformar ou construir sua residência. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo geral analisar qual o comportamento ecológico e quais as crenças sociais das pessoas que compram material ecológico. A pesquisa foi de natureza descritiva em relação a seus objetivos; quantitativa, do ponto de vista da abordagem do problema e de levantamento (survey) em relação aos procedimentos técnicos. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário estruturado por meio da interrogação direta a 358 pessoas. Dentre outras questões, o instrumento utilizou a escala de comportamento ecológico e a escala de axiomas sociais. Depois de realizada as análises, verificou-se que os consumidores que compram materiais ecológicos relataram ter um comportamento moderadamente ecológico. Os consumidores que estão envolvidos em um projeto de construção civil relataram que sabem o que são materiais ecológicos e que, realmente, estão comprando materiais deste tipo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.11.TCC.3583
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