Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35813
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RayssaSabrinaMoraisDeLima_tcc.pdf502,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios para o ensino da educação física escolar em tempos pandêmicos : análise preliminar da produção científica e das implicações no Distrito Federal
Autor(es): Lima, Rayssa Sabrina Morais de
Orientador(es): Athayde, Pedro Fernando Avalone
Assunto: Pandemia
Covid-19
Educação física escolar
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Tecnologia da informação e comunicação
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 14-Set-2023
Referência: LIMA, Rayssa Sabrina Morais de. Desafios para o ensino da educação física escolar em tempos pandêmicos: análise preliminar da produção científica e das implicações no Distrito Federal. 2023. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo compreender possíveis implicações da pandemia da COVID-19 ao ensino da educação física nas escolas públicas do Distrito Federal. Há um grande volume de estudos acerca dos impactos da pandemia na área educacional, porém, ainda há uma incipiência de pesquisas voltadas mais detidamente à realidade da educação física escolar no Distrito Federal. Tendo em vista a acentuada desigualdade socioeconômica do Brasil, as barreiras de acesso à educação foram ampliadas na pandemia, prejudicando milhares de crianças e jovens em todo o país. Neste sentido uma das justificativas para a realização deste trabalho advém do desejo de contribuir minimamente para a diminuição dessa lacuna. Foram utilizadas técnicas de revisão bibliográfica e pesquisa documental a partir da abordagem qualitativa. Foram apontadas dificuldades por professores e alunos nas aulas online de Educação Física, referentes à prática e psicossociais. Observou-se que um dos maiores desafios do ensino remoto foi a dificuldade de acesso à internet e a restrição a uma parte da população, e o déficit em Tecnologias da Informação e Comunicação na formação dos professores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.