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Título: O método de ensino com casos sob a ótica dos docentes de Administração
Autor(es): Sousa, Nicole Alonso Santos de
Orientador(es): Costa, Helena Araújo
Assunto: Professores universitários
Ensino superior
Universidade de Brasília (UnB) - Administração
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 4-Set-2023
Referência: SOUSA, Nicole Alonso Santos de. O método de ensino com casos sob a ótica dos docentes de Administração. 2023. 100 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho busca descrever a percepção dos docentes de Administração da Universidade de Brasília sobre o método de ensino com casos. Para tanto, foram consultados os docentes do Departamento de forma a apurar a experiência dos professores quanto ao uso de casos, verificando os benefícios e dificuldades e comparando as perspectivas de docentes nos 6 diferentes eixos temáticos do curso na UnB. A pesquisa teve caráter exploratório-descritivo e combinou técnicas quantitativas e qualitativas, em suas duas etapas. Na primeira etapa, os dados foram coletados por meio de formulário on-line, com 27 respostas válidas tratadas com o uso de tabela dinâmica em planilha eletrônica. Na segunda etapa, foram realizadas 17 entrevistas, tratadas por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicam que a percepção dos docentes sobre o método de casos é predominantemente positiva e os principais benefícios observados pelos respondentes são: relação da teoria com a prática, participação ativa dos alunos, análise de múltiplos contextos e o desenvolvimento do pensamento crítico. Por outro lado, os desafios são: dificuldade em obter casos adequados, falta de tempo e hábito para escrever casos, além de apatia e outros comportamentos não aceitáveis dos estudantes. Ainda, os dados revelam que professores de todos os eixos vivenciaram experiências positivas com o método, com exceção de Finanças, que revelou não utilizar esse método de ensino na graduação em Administração em razão de que o uso de casos seria dificultado pela proposição de assegurar que os alunos tenham contato com o conhecimento quantitativo necessário. Posto isso, conclui-se que a percepção dos docentes sobre o método de casos é majoritariamente positiva, ainda que encontre limitações e dificuldades, e o número de adeptos tem crescido dentro do Departamento, embora o uso ainda seja heterogêneo entre diferentes eixos do curso.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
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