Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3573
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ClaudioRafaelArmijosJardim.pdf668,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Benchmarking no setor público : resultados e fatores de sucesso : estudo comparativo de replicações de uma experiência premiada no Concurso Inovação na Gestão Pública Federal
Autor(es): Jardim, Cláudio Rafael Armijos
Orientador(es): Barbosa, Sheila Cristina Tolentino
Assunto: Benchmarking (Administração)
Administração pública
Data de apresentação: 2-Dez-2011
Data de publicação: 23-Mai-2012
Referência: JARDIM, Cláudio Rafael Armijos. Benchmarking no setor público: resultados e fatores de sucesso: estudo comparativo de replicações de uma experiência premiada no Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. 2011. 86 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esse estudo tem como objetivo descrever o uso e os resultados da aplicação do benchmarking no setor público brasileiro e, a partir disso, identificar fatores críticos de sucesso. Para isso, realiza-se uma pesquisa exploratória e descritiva, por meio de estudo de casos múltiplos. Foram estudados dois processos de benchmarking com relação a uma experiência premiada no Concurso Inovação da ENAP. Os casos foram analisados individualmente e, depois, em perspectiva comparada. Com isso, foi possível caracterizar o uso do benchmarking e, também, identificar os seus fatores de sucesso. Foram identificados oito fatores principais, que contribuem para que o benchmarking traga resultados positivos para quem o aplica. Entretanto, identificou-se, também, no estudo, que a ferramenta ainda não é muito difundida e utilizada no Brasil, ainda que existam alguns casos e organizações que se destacam pelo uso contínuo da ferramenta. Desse modo, espera-se que a pesquisa contribua para disseminar a prática do benchmarking na gestão pública.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons