Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35703
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MarcusViniciusFernandesVilanova_tcc.pdf706,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atributos de produtos em propagandas de fastfood : a percepção do consumidor
Autor(es): Vilanova, Marcus Vinicius Fernandes
Orientador(es): Conke, Leonardo Silveira
Assunto: Fast-food
Propaganda
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: 14-Fev-2023
Data de publicação: 1-Set-2023
Referência: VILANOVA, Marcus Vinicius Fernandes. Atributos de produtos em propagandas de fastfood: a percepção do consumidor. 2023. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A partir da necessidade básica de alimentação dos seres humanos, as organizações oferecem soluções para satisfação dessa necessidade dentro e fora de casa. Uma dessas opções é o tipo de alimento denominado de fast-food. As empresas desse setor, para promover a diferenciação de seus produtos, utilizam-se de propagandas, às quais os consumidores estão suscetíveis. Assim, o objetivo neste trabalho foi descrever a percepção dos consumidores sobre os atributos de produtos veiculados nas propagandas do segmento de fast-food. A abordagem metodológica utilizada foi o levantamento e a amostra final foi de 120 pessoas. O método de coleta de dados foi o questionário online, no qual era exibida uma propaganda de fast-food seguida de perguntas para a avaliação dos atributos presentes ou não na propaganda. A análise dos dados foi realizada através de estatísticas descritivas e do teste do quiquadrado. Os participantes relataram que os vídeos traziam, de forma clara, informações sobre o nome e tipo do produto e sobre a marca/logotipo da empresa, porém não traziam informações nutricionais, advertências sobre o consumo excessivo de substâncias presentes no produto e de alimentos em geral, não mencionavam ou consideravam a importância de uma alimentação balanceada e não retratavam, de forma fiel, o produto a ser comercializado, em termos de tamanho e conteúdo. Em síntese, as propagandas demonstraram uma grande incidência de informações sobre o produto e a marca da anunciante, em detrimento das informações sobre aspectos nutricionais. Entende-se que isso pode indicar uma omissão proposital de certos atributos dos produtos, considerando o interesse do segmento de fast-food. Nesse sentido, destaca-se o papel do público adulto no auxílio aos grupos mais vulneráveis à publicidade e a necessidade de uma fiscalização mais rigorosa por parte dos órgãos reguladores, para assegurar a veiculação das informações e subsídios necessários à decisão de consumo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.